Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
423.72 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Num tempo em que se reconhece a mudança, urge perceber as motivações dos professores para a
integração das TIC, o modo como as usam, os resultados alcançados e os obstáculos que encontram
na sua prática pedagógica. Neste sentido, realizámos um inquérito intitulado “Partilha de boas
práticas com TIC” convidando os docentes do ensino público e privado da região do grande Porto a
partilharem as suas boas práticas. Verificou-se que existem diferentes interpretações de boas práticas
o que torna este conceito subjectivo e dependente de vários contextos. Assim, para uns poderá
representar o uso de mais uma ferramenta de trabalho pelo que a tecnologia se converteu num
instrumento de exposição e de consolidação; para outros poderá ser o passo para uma nova era, pelas
diferentes metodologias de trabalho, pelos novos ambientes de aprendizagem, pelas novas
competências exigidas aos professores, alunos e pais. Foram referidos obstáculos, mas todos afirmam
terem notado resultados positivos em diferentes dimensões. Uma formação adequada em tecnologias
e comunicação educativa poderá contribuir positivamente para uma mudança saudável na educação.