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Determinação de valores normativos em jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos num jogo em realidade virtual de orientação espacial

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O presente estudo teve como objetivo determinar os valores normativos para a orientação espacial em jovens do terceiro ciclo no jogo “orbital” de realidade virtual (RV). Foi desenhado um estudo observacional quantitativo, envolvendo 164 participantes do terceiro ciclo, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, recrutados através de amostragem de conveniência. Foram recolhidos dados relativos à idade, sexo, nível de escolaridade, localidade de residência, experiência anterior com RV e regularidade de utilização da mesma e presença de alterações de desenvolvimento. A ferramenta de avaliação Rotation of Mental Images (RMI) foi aplicada a 30 participantes para comparar valores normativos para a orientação espacial na população em estudo. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os participantes no jogo de RV com base nas variáveis sexo (nível p=0,029 e score p=0,014), idade (nível e score p=0,006) e nível de escolaridade (score p=0,047). No RMI também se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre os participantes com base nas variáveis idade (p˂0,001) e nível de escolaridade (p=0,024). Os valores obtidos na correlação entre o jogo de RV e o RMI não foram estatisticamente significativos. A utilização de RV em jovens é de extrema importância para avaliar as funções executivas e estabelecer valores normativos, o que permitirá futuras comparações de ganhos e perdas utilizando a RV com base de intervenção, tendo em conta a sua grande aceitação nesta população.

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Realidade virtual Jovens Terceiro ciclo Funções executivas Orientação espacial

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