Repository logo
 
Publication

Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto

dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorRibeiro, Maria Amélia
dc.contributor.authorVilas Boas, José Carlos Salgueiro
dc.date.accessioned2017-07-28T17:10:41Z
dc.date.available2017-07-28T17:10:41Z
dc.date.issued2017-07-17
dc.description.abstractEste trabalho representa o culminar da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino da Música ministrado em parceria pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo e pela Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto. Compreende a informação relativa à prática pedagógica desenvolvida, através de planificações, relatórios de observação e reflexões pessoais sobre as especificidades do ensino do piano. O estágio foi desenvolvido no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, pelo que encontramos informação relevante sobre a escola e a disciplina. Adicionalmente, integra o projeto de intervenção “Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto”, com o objetivo de aprofundar a pertinência desta disciplina e dos seus profissionais no desenvolvimento musical em alunos de canto. Numa perspetiva metodológica de investigação-ação, partiu se para uma análise qualitativa de conteúdo, através de diário de bordo e relatórios dos alunos. A análise dos resultados obtidos em estudo mostrou a variedade de domínios que a correpetição compreende, bem como a importância do correpetidor e do piano no desenvolvimento de competências como a respiração, fonética e dicção, colaboração musical e entendimento estilístico. As conclusões apontam para os importantes benefícios nas rotinas de estudo individual e no trabalho com piano deste conjunto de ideias, ao revelar-se um excelente complemento à aula de canto, abordando não só os aspetos técnicos da voz cantada, mas principalmente o desenvolvimento e colaboração musical entre canto e piano.pt_PT
dc.description.abstractThis paper is the culmination of the Curricular Unit Supervised Teaching Practise of the Master in Music Teaching, taught in partnership by the Superior College of Music and Arts of Porto and Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. It comprises the information about the developing teaching practise, through preparation and monitoring reports and personal reflections about the specificities of piano teaching. The internship was developed at Conservatório de Música Calouste Gulbenkian of Braga, so there is relevant information included. Additionally, it integrates the project “Coaching as a teaching strategy to singing students”, with the goal of deepening the suitability of this subject and of their professionals on the musical development of singing students. A methodological approach of research action, was the base for the qualitative analysis of content, through a logbook and student reports. The analysis of the results obtained on the study showed the variety of the domains that coaching encompasses, as well as the importance of the coach and of the piano on the development of skills as breathing, phonetics and diction, musical cooperation and stylistic understanding. The conclusions point to the important benefits on the individual study routines and the work with the piano of this set of ideas, revealing an excellent addition to the singing class, addressing not only the technical aspects of the sung voice, but mainly the development and musical cooperation between voice and piano.pt_PT
dc.identifier.tid201721147pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10153
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectPianopt_PT
dc.subjectCorrepetiçãopt_PT
dc.subjectRespiraçãopt_PT
dc.subject“Correpetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de canto”pt_PT
dc.subjectEducational practise
dc.subjectCoaching
dc.subjectBreathing
dc.subject“Coaching as a learning strategy to singing students”
dc.titleCorrepetição ao piano como estratégia de aprendizagem em alunos de cantopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Pianopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Jose_Vilas Boas_MEM_2017.pdf
Size:
4.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: