Repository logo
 
Publication

Estudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruí

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, Fernando José
dc.contributor.authorPinheiro, Sheyla Cristina Braz
dc.date.accessioned2017-02-03T15:12:48Z
dc.date.available2017-02-03T15:12:48Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractEste estudo trata da compreensão do desenvolvimento de PDDE na perspectiva da gestão democrática, realizado em duas escolas públicas municipais do Município de Tucuruí, no Estado do Pará, tendo como objetivo perceber o funcionamento da gestão das duas escolas, como acontece a participação dos conselhos escolares na gestão dos recursos financeiros e qual o contributo que este programa tem dado para o processo de gestão democrática da escola. Trata-se de uma investigação quatitativa, no formato de estudo de caso, onde se recorreu a instrumentos de recolha de dados, à análise de leis e resoluções e a entrevistas que foram realizadas com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas selecionadas e aos membros dos Conselhos Escolares. O intuito deste estudo é o de compreender como e quais seriam os caminhos percorridos pelas instituições de ensino para desenvolver programas implementados pelo governo federal com influência direta na gestão escolar. Esta pesquisa se encarregou de esclarecer o funcionamento do conselho e sua contribuição para a gestão escolar, a atuação dos seus participantes, como são tomadas as decisões sobre a execução dos recursos e se é possível realizar uma gestão democrática diante de tantos desafios. Como resultados desta pesquisa constatamos que o conselho e a gestão escolar desenvolvem os programas governamentais considerando os princípios da gestão democrática. As escolas pesquisadas demonstraram com suas ações que adotam prática educacionais democráticas no seu cotidiano escolarpt_PT
dc.description.abstractThis study deals with the understanding of the development of PDDE in the perspective of democratic management, conducted in two public schools in the municipality of Tucuruí, State of Pará, aiming to understand the functioning of the two schools management, as the participation of school boards management of financial resources and what contribution this program has given to the democratic management process school. This is a quatitativa research, case study format, where they resorted to data collection tools, analysis of laws and resolutions and the interviews that were conducted with the directors and coordinators of the selected schools and members of School boards. The purpose of this study is to understand how and what are the paths taken by educational institutions to develop programs implemented by the federal government with a direct influence on school management. This research was commissioned to clarify the operation of the board and their contribution to the school management, the performance of its participants, as decisions are made on the implementation of resources and if you can hold a democratic management in the face of many challenges. As a result of this research we found that the board and the school management develop government programs considering the principles of democratic management. The schools surveyed have shown by their actions that adopt democratic educational practice in their daily school lifept_PT
dc.identifier.tid201614057
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9511
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPDDEpt_PT
dc.subjectConselho Escolarpt_PT
dc.subjectGestão Escolarpt_PT
dc.subjectGestão Democráticapt_PT
dc.subjectSchool boardpt_PT
dc.subjectSchool managementpt_PT
dc.subjectDemocratic managementpt_PT
dc.titleEstudo de caso sobre o contributo do PDDE na gestão de escolas públicas, urbana e rural, no município de Tucuruípt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SheylaPinheiro_2016.pdf
Size:
919.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: