Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Avaliação de Impacto na Saúde da desinfeção de águas residuais como barreira à disseminação ambiental da resistência antimicrobiana

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
CAP_Liliana Almeida.pdf1.03 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

Desde 1938, com a descoberta da penicilina, que os antibióticos vieram revolucionar a medicina com a sua capacidade de tratamento de infeções bacterianas. Contudo, devido à inata capacidade de adaptação das bactérias a agentes antimicrobianos, verifica-se atualmente que os níveis de resistência a antibióticos estão a aumentar, enquanto o progresso da descoberta de novos agentes tem sido lento e não tem acompanhado esta tendência com a introdução de novas substâncias ativas. Desta forma, a Resistência a Antimicrobianos (RAM) é atualmente um dos problemas de saúde pública mais relevantes a nível global, apresentando consequências clínicas e económicas preocupantes (Loureiro et al., 2015).

Descrição

Palavras-chave

Penicilina Resistência a Antimicrobianos

Contexto Educativo

Citação

Almeida, L., Freitas, M., Miraglia, S. G. E. K., & Abe, K. C. (2024). Avaliação de impacto na saúde da desinfeção de águas residuais como barreira à disseminação ambiental da resistência antimicrobiana. Em Avaliação de Impacto em Saúde Estudos de Casos Série 3 (pp. 106–125). V&V Editora.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

V&V Editora

Licença CC