Repository logo
 
Publication

Os gestos e movimentos como estratégia pedagógica no ensino de canto

dc.contributor.advisorSalgado, António Gabriel Castro Correia
dc.contributor.advisorCoelho, Liliana
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Alexandra da Costa
dc.date.accessioned2023-12-28T11:32:48Z
dc.date.available2023-12-28T11:32:48Z
dc.date.issued2023-11-29
dc.description.abstractO presente trabalho incide na temática da importância da relação dos movimentos e os gestos corporais como estratégia pedagógica no ensino do Canto. Os objetivos primários a que me propus quando da realização deste projeto eram perceber de que forma os gestos e movimentos corporais podem ter impacto no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos; incutir nos mesmos pequenos exercícios corporais que os ajudassem a ultrapassar obstáculos que fossem aparecendo ao longo do seu percurso vocal; e avaliar de que forma este método foi impactante na sua aprendizagem. Para a recolha de dados, segui uma metodologia de investigação-ação, através de aulas lecionadas a três alunos e através de uma entrevista informal a cada aluno participante. Os resultados obtidos demonstram que este projeto contribuiu para uma melhor clarificação do aparelho vocal junto dos alunos, e da sua relação com o mesmo. Este projeto desenvolveu ainda autonomia no estudo individual dos alunos, particularmente na noção de controlo corporal e vocal.pt_PT
dc.description.abstractThe present work focuses on the importance and relationship of body movements and gestures as a pedagogical strategy in the teaching of singing. The primary objectives I set myself when carrying out this project were to understand how body gestures and movements can have an impact on the students' learning and development process; to instill in them small body exercises that would help them overcome obstacles that appear throughout their vocal journey; and to evaluate how this method has had an impact on their learning. For data collection, I followed an action-research methodology, through classes taught to three students and through an informal interview with each participating student. The results obtained show that this project contributed to a better understanding of the vocal apparatus among the students and their relationship with it. This project also developed autonomy in the students' individual study, particularly in the notion of body and vocal control.pt_PT
dc.identifier.tid203437837pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24362
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCanto líricopt_PT
dc.subjectGestopt_PT
dc.subjectMovimentopt_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectClassical singingpt_PT
dc.subjectGesturept_PT
dc.subjectMovementpt_PT
dc.subjectBodypt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.titleOs gestos e movimentos como estratégia pedagógica no ensino de cantopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, em especialização Cantopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana_Almeida_MEM_2023.pdf
Size:
5.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: