Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os gestos e movimentos como estratégia pedagógica no ensino de canto

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana_Almeida_MEM_2023.pdf5.09 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho incide na temática da importância da relação dos movimentos e os gestos corporais como estratégia pedagógica no ensino do Canto. Os objetivos primários a que me propus quando da realização deste projeto eram perceber de que forma os gestos e movimentos corporais podem ter impacto no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos; incutir nos mesmos pequenos exercícios corporais que os ajudassem a ultrapassar obstáculos que fossem aparecendo ao longo do seu percurso vocal; e avaliar de que forma este método foi impactante na sua aprendizagem. Para a recolha de dados, segui uma metodologia de investigação-ação, através de aulas lecionadas a três alunos e através de uma entrevista informal a cada aluno participante. Os resultados obtidos demonstram que este projeto contribuiu para uma melhor clarificação do aparelho vocal junto dos alunos, e da sua relação com o mesmo. Este projeto desenvolveu ainda autonomia no estudo individual dos alunos, particularmente na noção de controlo corporal e vocal.
The present work focuses on the importance and relationship of body movements and gestures as a pedagogical strategy in the teaching of singing. The primary objectives I set myself when carrying out this project were to understand how body gestures and movements can have an impact on the students' learning and development process; to instill in them small body exercises that would help them overcome obstacles that appear throughout their vocal journey; and to evaluate how this method has had an impact on their learning. For data collection, I followed an action-research methodology, through classes taught to three students and through an informal interview with each participating student. The results obtained show that this project contributed to a better understanding of the vocal apparatus among the students and their relationship with it. This project also developed autonomy in the students' individual study, particularly in the notion of body and vocal control.

Description

Keywords

Canto lírico Gesto Movimento Corpo Ensino Classical singing Gesture Movement Body Teaching

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License