Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A construção de comunidades educativas e pedagógicas: para uma formação e prática pedagógica articulada

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
_ART_Pedro Duarte_2016.pdf398.73 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho pretende refletir sobre as relações entre as instituições de ensino superior (universidades e institutos politécnicos) e as intuições de ensino não superior (escolas básicas e secundárias) no âmbito da formação inicial de professores. Essa reflexão relaciona-se implicitamente com o processo de supervisão na formação inicial, e a forma como esta contribui para formação de professores que refletem sobre a sua ação, assumindo-se que essa prática é sustentada num conhecimento praxiológico simultaneamente individual e coletivo. Tendo em conta essa reflexão, e tomando em consideração os pressupostos teóricos explorados, pretende-se refletir e indicar possíveis problemas/desafios inerentes ao processo de supervisão na formação inicial de professores e à relação existente entre as instituições de ensino superior e as instituições de ensino não superior. Tomando como base os problemas/desafios indicados, propõe-se um sistema/estrutura (Comunidades Educativas e Pedagógicas) de partilha e colaboração entre as diferentes organizações, o que possibilita uma formação inicial de professores integrada e integral que valoriza o continuum teoria e prática.

Description

Keywords

Formação inicial de professores Ensino Superior Supervisão

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Altmetrics