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Qualidade e certificação de entidades de formação pela DGERT

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorRomão, Paula Cristina
dc.contributor.authorSoares; Gisela Mendes França
dc.date.accessioned2025-03-05T10:21:18Z
dc.date.available2025-03-05T10:21:18Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado Administração das Organizações Educativas, tem como objetivo analisar o impacto da certificação DGERT na Qualidade das entidades formadoras em Portugal. Através de uma revisão bibliográfica sobre Qualidade, sistemas de gestão da Qualidade e certificação, e de uma pesquisa qualitativa com as entidades formadoras certificadas e a entidade certificadora, procura-se compreender os desafios e benefícios associados à implementação da norma DGERT. Os resultados indicam que a certificação contribui para a melhoria da Qualidade percebida pelas entidades formadoras, através da implementação de sistemas de gestão da Qualidade e da promoção de uma cultura de melhoria contínua. No entanto, a pesquisa também revela desafios como a burocracia do processo de certificação e a necessidade de maior apoio às pequenas entidades. As implicações deste estudo são relevantes tanto para as entidades formadoras como para a DGERT, sugerindo a necessidade de simplificar o processo de certificação e de oferecer mais suporte e acompanhamento às entidades durante e após a sua implementação.por
dc.description.abstractThis work, carried out as part of the Master's Degree in Educational Organization Administration, aims to analyze the impact of DGERT certification on the Quality of training providers in Portugal. Through a literature review on quality, quality management systems and certification, and qualitative research with certified training providers and the certification body, the aim is to understand the challenges and benefits associated with implementing the DGERT standard. The results indicate that certification contributes to improving the Quality perceived by training providers through the implementation of Quality management systems and the promotion of a culture of continuous improvement. However, the research also reveals challenges such as the bureaucracy of the certification process and the need for greater support for small entities. The implications of this study are relevant to both training providers and DGERT, suggesting the need to simplify the certification process and offer more support and follow-up to providers during and after implementation.eng
dc.identifier.tid203905873
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29769
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectQualidade
dc.subjectCertificação
dc.subjectEntidades Formadoras
dc.subjectDGERT
dc.subjectMelhoria Contínua
dc.subjectQuality
dc.subjectCertification
dc.subjectTraining Organisations
dc.subjectContinuous lmprovement
dc.titleQualidade e certificação de entidades de formação pela DGERTpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Administração das Organizações Educativas

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