Repository logo
 
Publication

A improvisação em prol da autonomia na interpretação e expressão musical

dc.contributor.advisorAlmeida, Gilberto Bernardes de
dc.contributor.advisorOliveira, Rosa
dc.contributor.authorLopes, Hugo José Nunes
dc.date.accessioned2017-12-12T15:01:48Z
dc.date.available2017-12-12T15:01:48Z
dc.date.issued2017-11-23
dc.description.abstractEste relatório documenta o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) e da Escola Superior de Educação do Porto (ESE) do Instituto Politécnico do Porto. Neste trabalho aprofundo uma reflexão de toda a prática educativa ao longo de três grandes domínios documentados em partes distintas. A primeira parte contextualiza, de um ponto de vista histórico, o ensino da música em Portugal. Em maior detalhe, é estabelecida uma caracterização das metas e atividades desenvolvidas pelo Conservatório de Música do Porto ao longo da sua existência. Atendendo ao seu recente centenário, especial referência é prestada ao testemunho desta instituição para a comunidade musical Portuguesa. A segunda parte aborda a prática educativa supervisionada, decorrente da componente prática e reflexiva do estágio realizado no Conservatório de Música do Porto. Um particular destaque é dado à descrição de estratégias de codocência aplicadas em contexto de sala de aula e seguidas no âmbito do estágio. A terceira parte, descreve o projeto de intervenção realizado a alunos de saxofone, no qual se propõe estratégias com base na improvisação como ferramenta motivadora para o desenvolvimento da autonomia do aluno na interpretação e expressão musical.pt_PT
dc.description.abstractThis report documents the work carried out in the Masters in Music Education of the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE) and the Escola Superior de Educação do Porto (ESE) at the Instituto Politécnico do Porto. In this work I deepen a reflection of the whole educational practice along three major domains documented in distinct parts. The first part contextualizes, from a historical point of view, the music education in Portugal. In more detail, it is established a characterization of the goals and activities developed by the Oporto’s Conservatory of Music throughout its existence. In view of its recent centenary, special reference is made to the testimony of this institution for the Portuguese musical community. The second part deals with the supervised educational practice, due to the practical and reflexive component of the internship held at the Oporto’s Conservatory of Music. A particular highlight is given to the description of co-teaching strategies applied in the context of the classroom and followed within the scope of the internship. The third part describes the intervention project performed to saxophone students, which proposes strategies based on improvisation as a motivating tool for the development of student autonomy and expressiveness in musical interpretation.pt_PT
dc.identifier.tid201776812pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10591
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectCodocênciapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectImprovisaçãopt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.subjectOporto’s Music Conservatorypt_PT
dc.subjectEducational practicept_PT
dc.subjectCo-teachingpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectImprovisationpt_PT
dc.titleA improvisação em prol da autonomia na interpretação e expressão musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, Saxofonept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Hugo_Lopes_MEM_2017.pdf
Size:
62.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: