Publication
O uso de Ferramentas Tecnológicas no Ensino Superior Moderno: abordagem integrada e perspectivas de aplicação em caso prático
dc.contributor.author | Vieira, Domingos | |
dc.contributor.author | Costa, Pedro | |
dc.contributor.author | Cunha, Lídia | |
dc.contributor.author | Lemos, Joana | |
dc.contributor.author | Ferreira, Sara | |
dc.contributor.author | Metello, Luís F. | |
dc.date.accessioned | 2015-10-15T08:27:24Z | |
dc.date.available | 2015-10-15T08:27:24Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | A utilização de ferramentas tecnológicas no Ensino Superior como metodologia de ensino/aprendizagem apresenta-se cada vez mais generalizada. Consciente do facto, a Área Técnico-Científica de Medicina Nuclear da ESTSP.IPP, tem vindo a evoluir na integração gradual de algumas ferramentas tecnológicas na sua realidade específica quotidiana, sempre no sentido de aumentar a qualidade dos serviços que presta e a eficiência do processo, encarado na sua globalidade, acreditando na importante contribuição que podem vir a representar em termos de aumento da competitividade e da facilitação do alcance dos objectivos assumidos, particularmente em termos de ensino à distância e de internacionalização dos diversos projectos pedagógicos em que esta Área se encontra envolvida. Este trabalho tem como objectivo partilhar a experiência adquirida e o estado actual do uso de ferramentas tecnológicas no quotidiano, assim como os próximas etapas previstas no desenvolvimento de este projecto, considerado, por definição, como de longo-prazo. Serão apresentadas uma série de considerações, particularmente em termos da eficácia, inerentes à utilização quotidiana das várias ferramentas que foram já implementadas, sendo ainda tecidas uma série de recomendações e alertas, decorrentes da nossa experiência prática e potencialmente úteis aos que se estão a (ou pretendem) iniciar. O Espaço Europeu do Ensino Superior é declaradamente um desafio major para o qual temos que nos preparar da forma mais eficaz e competitiva, acreditando que a adopção de ferramentas tecnológicas – de uma forma atempada e sobretudo adequada aos objectivos específicos concretos de cada projecto pedagógico – pode vir a constituir um factor decisivo em termos do respectivo sucesso. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-84-8158-629-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/6691 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Área de Innovación Educativa. Vicerreitoría de Alumnado, Docencia e Calidade | por |
dc.relation.publisherversion | https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=704610 | por |
dc.title | O uso de Ferramentas Tecnológicas no Ensino Superior Moderno: abordagem integrada e perspectivas de aplicação em caso prático | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Vigo, Espanha | por |
oaire.citation.endPage | 93 | por |
oaire.citation.startPage | 83 | por |
oaire.citation.title | Xornada de Innovación Educativa 2013 | por |
person.familyName | Cunha | |
person.familyName | Lemos | |
person.givenName | Lídia | |
person.givenName | Joana | |
person.identifier.ciencia-id | 991E-B484-9248 | |
person.identifier.ciencia-id | 3F11-3268-F06A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4094-700X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9260-8093 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5734-7166 | |
rcaap.rights | closedAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |
relation.isAuthorOfPublication | 9503d68a-7431-4e6a-bc8a-315592daa71f | |
relation.isAuthorOfPublication | ed51e8c5-a1c2-40e6-b976-57af77446e1b | |
relation.isAuthorOfPublication | 04aa6dfe-65b2-4606-877b-3ebd15e78111 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 04aa6dfe-65b2-4606-877b-3ebd15e78111 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- RECIPP_chapter_xornadas2013_DSV.pdf
- Size:
- 714.66 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: