Repository logo
 
Publication

Construir para sentir, aprender a ensinar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Dárida
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula
dc.contributor.authorFonseca, Ana Beatriz Rosas
dc.date.accessioned2024-09-05T13:15:53Z
dc.date.available2024-09-05T13:15:53Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento tem como objetivo refletir sobre a prática pedagógica da mestranda, nos dois contextos de ensino, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, com base nos saberes pedagógicos, didáticos, científicos e humanos, sustentada por diferentes pressupostos teóricos e legais. Ao longo do percurso formativo, a intervenção no contexto educativo assentou numa metodologia com características de investigação-ação, incluindo momentos de observação, planificação, ação e reflexão pósação. Desta forma, o documento destaca a diversidade de experiências enriquecedoras e significativas que possibilitaram o crescimento pessoal e profissional da mestranda. Ademais, enfatizou-se um processo de ensino e de aprendizagem reflexivo, construtivista e inclusivo, em que os momentos de cooperação e colaboração mostraram ser essenciais para o desenvolvimento e construção da identidade docente. O Relatório de Estágio tem como objetivo revelar as inúmeras intervenções educativas executadas, pela mestranda, nos diferentes contextos educativos, procurando enquadrar os recursos e as estratégias às necessidades e interesses das crianças das diferentes turmas. No que diz respeito à dimensão investigativa, presente neste Relatório de Estágio, procurou-se estudar as potencialidades do Geoplano, do Geoboard e da Inteligência Artificial, no desenvolvimento das capacidades de abstração, visualização e comunicação matemática, numa abordagem contextualizada da Matemática, integrando a obra "A ovelha que fazia Múuuu", de Isabel Fernandes Pinto.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report is part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the study plan of the Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document aims to reflect on the pedagogical practice of the master's student, in the two teaching contexts, 1st and 2nd Cycles of Basic Education, based on pedagogical, didactic, scientific and human knowledge, supported by different theoretical and legal assumptions. Throughout the training path, the intervention in the educational context was based on an action-research methodology, including moments of observation, planning, action and reflection. Therefore, the document demonstrates enriching and significant experiences, which enabled the personal and professional development of the master's student. In addition, a reflective, constructivist and inclusive teaching and learning process was privileged, in which moments of cooperation and collaboration were important for the promotion of teacher identity. The Internship Report aims to reveal the numerous educational interventions carried out by the master's student in different educational contexts, seeking to frame resources and strategies to the needs and interests of children in different classes. With regard to the investigative dimension, present in this Internship Report, we sought to study the potentialities of the Geoplane, the Geoboard and Artificial Intelligence, in the development of abstraction, visualization and mathematical communication skills, in a contextualized approach to Mathematics, integrating the work "The sheep that made Múuuu", by Isabel Fernandes Pinto.pt_PT
dc.identifier.tid203700821
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25919
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectGeoplano/Geoboardpt_PT
dc.subjectInteligência artificialpt_PT
dc.subjectComunicação Matemáticapt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectGeoplan/Geoboardpt_PT
dc.subjectArtificial intelligencept_PT
dc.titleConstruir para sentir, aprender a ensinarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Fonseca_2024.pdf
Size:
11.39 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: