Repository logo
 
Publication

A memória musical no espaço da Formação Musical: Conceções e estratégias para o seu desenvolvimento

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorBarros, Rosa Maria
dc.contributor.authorGomes, João Manuel Sousa Barros
dc.date.accessioned2017-01-06T11:44:30Z
dc.date.available2017-01-06T11:44:30Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractEste estudo aborda a importância do processo de memorização musical estruturado para a realização de performances de memória, através da aplicação de estratégias de retenção de informação. É apresentado um quadro contextual sobre o Ensino da Música e da disciplina de Formação Musical em Portugal, assim como a caraterização socioeducativa da Escola de Música da Póvoa de Varzim. A prática educativa supervisionada, através das experiências vividas e dos dados recolhidos nas Observações de aula e Planificações, nas turmas do ensino articulado e supletivo, permitiu uma reflexão crítica e fundamentada de todo o processo didático e pedagógico. Por último é elaborado um projeto de investigação com o objetivo de verificar a eficácia das estratégias utilizadas na memorização de três excertos de uma monodia, uma polifonia e uma melodia acompanhada. A metodologia utilizada, apoiada e reforçada em teorias e princípios de pedagogos como Edgar Willems ou Edwin Gordon, consiste em aplicar o método de memorização de Gerald Klickstein, dividido em quatro estágios: perceção, enraizamento, manutenção e recordação, a um grupo de tratamento. No grupo de controlo o teste de memória é realizado sem a utilização de qualquer estratégia de memorização prévia. Os resultados obtidos mostram a eficácia da aplicação de estratégias para o desenvolvimento da memória na Formação Musical.pt_PT
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of the structured musical memorization process in the memory performance through the application of information retainment strategies. A contextual framework is displayed on the Teaching of Music and the subject of Musical Training in Portugal, as well as the socio educational presentation of the Music School of Póvoa de Varzim. The supervised educational practice based on the experiences and data info collected in several classroom observations and lesson plans, in the articulated classes and supplementary education, allowed a critical and reasoned reflection of all the teaching and learning process. Finally the thesis draws up a research project in order to verify the effectiveness of the strategies used in memorizing three excerpts: from a monody, a polyphony and an accompanied melody. The methodology that was used, supported and strengthened in theories and principles of pedagogues as Edgar Willems or Edwin Gordon, consists in applying the Gerald Klickstein memorization method, which is divided into four stages to a treatment group: perception, ingraining, maintenance and recall. In the control group, the memory test is conducted without using any previous memorization strategy. The results show the effectiveness of the implementation strategies for the development of memory in the Musical Training.pt_PT
dc.identifier.tid201614189
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9133
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectMemória musicalpt_PT
dc.subjectEstratégias de memorizaçãopt_PT
dc.titleA memória musical no espaço da Formação Musical: Conceções e estratégias para o seu desenvolvimentopt_PT
dc.title.alternativeRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Músicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_João Gomes_2016.pdf
Size:
19.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: