Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques
dc.contributor.authorDias, Carolina Isabel de Abreu
dc.date.accessioned2016-12-12T11:51:24Z
dc.date.available2016-12-12T11:51:24Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractEste relatório de estágio foi concebido no âmbito da unidade curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha, com uma turma do 6ºano de escolaridade e com outra do 3ºano de escolaridade da EB1/JI dos Miosótis. A prática pedagógica contemplou diferentes momentos: observação, intervenções em cooperação, quer com o par pedagógico, quer com os orientadores cooperantes e momentos de regência, previamente planificados, nas diferentes áreas curriculares. Este estágio englobou também a participação em atividades e projetos da comunidade educativa. O percurso formativo foi inspirado na metodologia de investigação-ação, com o intuito principal de desenvolver competências profissionais na professora estagiária, tais como: ser capaz de mobilizar saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais; construir uma atitude investigativa e crítico-reflexiva potenciadora da tomada de decisões em contextos educativos. O presente relatório pretende espelhar o trabalho desenvolvido de forma sustentada e fundamentada em referenciais teóricos de referência. Esta articulação entre a teoria e a prática revela a construção progressiva dos saberes e competências profissionais e pessoais. Todo este processo contribuiu para a construção de uma identidade profissional própria, que se pretende em constante construção numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report has been designed under the course of curriculum Integration entitled: Educational Practice and Training Report, included in the Master in Teaching 1st and 2nd cycle of basic education. The internship was performed in the Schools Group Pêro Vaz de Caminha, with a group of the 6th grade and another of the 3rd grade of the EB1/JI of the Miosótis. The pedagogic practice looked at different stages: observation, intervention in cooperation, with both the teaching members and the involved counselors, as well as moments of regency, previously planned in the different curriculum areas. This stage also included the participation in activities and projects of the educational community. The training course was inspired by the action-research methodology, with the main aim of developing skills of the trainee teacher, such as being able to mobilize scientific, pedagogical, didactic and cultural knowledge; as well as to build a booster investigative attitude and a critical-reflective attitude of decision-making in educational settings. This report is intended to reflect the work of sustainable and grounded into the theoretical frameworks of reference. This link between theory and practice reveals the progressive construction of knowledge of professional and personal skills. All this process has contributed to the development of an individual professional identity, which is intended to be in a constant and progressive construction in a perspective of lifelong learning.pt_PT
dc.identifier.tid201384990
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8747
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Carolina Dias_2014.pdf
Size:
37.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: