Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Contaram-me e esqueci. Vi e entendi. Fiz e aprendi

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_IsabelLage_2018.pdf9.93 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O Relatório de Estágio que aqui se apresenta foi produzido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento, além de possibilitar a habilitação para a docência nas áreas curriculares dos ciclos supracitados, pretende exibir a ação e reflexão realizadas, pela mestranda, na prática educativa, no que concerne, o 2.º ano de Mestrado, e igualmente, demonstrar os pressupostos teóricos e legais que sustentaram essa prática. No decorrer da ação pedagógica, a investigação-ação revelou-se basilar para o trabalho desenvolvido pela mestranda, e neste sentido, foram percorridos quatro momentos implícitos a esta metodologia: observação, planificação, ação e reflexão. Destaca-se, por um lado, o período de supervisão e, por outro a colaboração efetiva entre todos os participantes neste processo, como os professores cooperantes das instituições de ensino que acolheu a mestranda, os docentes supervisores da Escola Superior de Educação do Porto e o par pedagógico, que juntos contribuíram para a evolução individual e profissional da mestranda. Os períodos de reflexão recorrentes permitiram, à futura docente, adquirir conhecimentos diferentes que auxiliaram e completaram a sua ação pedagógica, no que respeita a implementação das várias regências, organização e colaboração em projetos educativos e, por último, mas não menos importante, a concretização do projeto de investigação, realizado num contexto educativo e que diz respeito à Propriedade de isolamento sonoro de diversos materiais. Neste sentido, o plano de estudos do Mestrado frequentado só faz sentido se a PES estiver, a ele agregada. Por muito suporte teórico que se possa adquirir, é inegável que as intervenções no contexto educativo se revelam fulcrais para um crescimento pessoal e profissional, sólido. Assim a mestranda acredita que, Contaram-me e esqueci. Vi e entendi. Fiz e aprendi.
The present Internship Report was produced within the scope of “Supervised Teaching Practice”, the Master’s Degree in Teaching the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document, in addition to providing a qualification for teaching in the curricular areas of the abovementioned cycles, is intended to be applied and carried out by the master's student in the educational practice, as far as the 2nd year of Master's degree is concerned, and also with theoretical and legal practices that underpinned this practice. In the course of the pedagogical action, the research-action turned out to be essential for the work developed by the master’s student, and in this sense, were covered by four moments implicit in this proposal: observation, planning, action and reflection. It should be mentioned, by its importance, the supervision period and, on the other hand, the help among all the processes in this process, such as the cooperative organizations of educational institutions that participate in the master's degree, the supervisors of the School of Education of Porto and the pedagogical pair, that contributed for individual and professional progress of the master student. The recurrent periods of reflection allowed the future teacher to acquire different knowledges that helped and completed her pedagogical action, in what refers to the implementation of the various regencies, organization and collaboration in educational projects and, last but not least, the achievement of the research project, carried out in an educational context and related to the sound insulation property of materials. In this sense, the study plan of the Master’s degree attended only makes sense if the PES is, aggregated to it. Therefore, it is very helpful to present an apprenticeship to become a solid, up-and-coming professional. So, the master’s student believes that, They told me and I forgot. I saw and understood. I did and I learned.

Description

Keywords

Prática de Ensino Supervisionada Investigação-Ação Reflexão Cooperação Desenvolvimento individual e profissional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License