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Especificações Técnicas da Via-Férrea

datacite.subject.fosInfraestruturaspt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Maria de Fátima Guimarães Faria Portela
dc.contributor.authorLeite, Mário Rui Santos Viana Diogo
dc.date.accessioned2018-10-09T15:46:34Z
dc.date.available2018-10-09T15:46:34Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA dissertação inicia-se por uma introdução relativa ao aparecimento dos caminhos de ferro, no contexto mundial e nacional, reproduzindo resumidamente a história da evolução das vias férreas, desde o seu inicio até aos dias de hoje. Este trabalho faz uma apresentação da constituição da via-férrea, dividindo-a em infraestrutura e superestrutura ferroviária. Dos trabalhos relativos à infraestrutura, esta dissertação está mais direcionada em definir a constituição da subestrutura ferroviária, identificando as várias camadas existentes, causas para a sua degradação, bem como uma das soluções mais utilizadas neste tipo de via, no caso, a aplicação de geossintéticos como reforço da subestrutura. Em relação à superestrutura, são descritos os três tipos possíveis de conceção de vias-férreas; nomeadamente a via balastrada, via não balastrada, e vias mistas. No capítulo da superestrutura ferroviária depois da apresentação de cada material constituinte das vias férreas são descritas as suas patologias e os diferentes métodos de dimensionamento de cada componente. São apontadas algumas vantagens e desvantagens da solução tradicional, em via balastrada, em comparação com a via não balastrada. Através da Norma Europeia ENV 13803-1 de 2007, são descritos neste relatório os diferentes parâmetros de traçado que têm de ser cumpridos, aquando da fase de projeto, relacionados com a segurança e o conforto. São também apresentadas as principais ações exercidas pelos comboios sobre a via-férrea, bem como o método de cálculo. De modo a complementar o estudo realizado sobre a via-férrea, são identificados, nesta dissertação, os diferentes aparelhos de mudança de via existentes, bem como a sinalização utilizada na Rede Ferroviária Portuguesa. A qualidade da geometria da superestrutura ferroviária é um fator importante na determinação da velocidade e das condições de segurança da circulação das composições ferroviárias. De modo a verificar e manter essa geometria de via é necessário realizar inspeção e manutenção na via-férrea.pt_PT
dc.description.abstractThe dissertation begins with an introduction concerning the appearance of the railways, in the world and national context, briefly retelling the history of the evolution of the rail track, since its beginning to the present day. This report presents the constitution of the railway, dividing it into railway infrastructure and railway superstructure. From the work on infrastructure, this dissertation is more focused on defining the structure of the railway substructure, identifying the different layers, causes for its degradation, and the solutions for these types of road, in this case, and the application of geosynthetics as reinforcement of the substructure. In relation to the superstructure, the three possible types of railway design are described: ballast tracks, non-ballasted track, and mixed tracks. In the chapter of the railway superstructure after the presentation of its materials, are described their pathologies and the diferente methods of designing of each component. Some advantages and disadvantages of the traditional solutions are pointed out in ballast compared to the non-ballast. Through the European Standard ENV 13803-1 of 2007, this report describes the different track alignment parameters that must be met during the design phase related to safety and comfort. Presented the main actions carried out by the trains on the railroad, as well as the method of calculation. In order to complement the study carried out on the railroad, in this dissertation, the different switches and crossings devices are identified, as well as the signaling used in the Portuguese Railroad Network. The geometry quality of the railway superstructure is an important factor in determining the velocity and safety conditions of the train compositions circulation. In order to verify and maintain this track geometry, it is necessary to perform inspection and maintenance on the track.pt_PT
dc.identifier.tid201767856pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12054
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVia-férreapt_PT
dc.subjectInfraestruturapt_PT
dc.subjectSubestruturapt_PT
dc.subjectSuperestruturapt_PT
dc.subjectParâmetros de traçadopt_PT
dc.subjectSolicitaçõespt_PT
dc.subjectInspeção e manutençãopt_PT
dc.subjectSinalização ferroviáriapt_PT
dc.subjectMaterial de viapt_PT
dc.subjectPatologiaspt_PT
dc.subjectRailwaypt_PT
dc.subjectInfrastructurept_PT
dc.subjectSubstructurept_PT
dc.subjectSuperstructurept_PT
dc.subjectTrack parameterspt_PT
dc.subjectRequestspt_PT
dc.subjectInspection and maintenancept_PT
dc.subjectRailway signalingpt_PT
dc.subjectTrack materialpt_PT
dc.subjectPathologiespt_PT
dc.titleEspecificações Técnicas da Via-Férreapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Civilpt_PT

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