Publication
Relatório de Estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Dárida Maria | |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Catarina Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2019-07-08T14:37:07Z | |
dc.date.available | 2019-07-08T14:37:07Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no Mestrado do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento é o culminar do Mestrado profissionalizante, onde é apresentado todo o percurso pedagógico desenvolvido pela mestranda, tendo por base quadros legais e teóricos que sustentam a finalidade educativa. A prática pedagógica foi desenvolvida conjuntamente com o par pedagógico sob a orientação dos professores cooperantes e dos supervisores institucionais, cuja cooperação contribuiu para a construção e aprofundamento de conhecimentos através do contacto direto com um contexto real. Este documento apresenta a planificação e o desenvolvimento da prática educativa, bem como a forma como foi conduzida a investigação-ação implementada durante a Prática de Ensino Supervisionada, que visava compreender a influência da moldura do 10 no desenvolvimento do sentido de número no 1º ano de escolaridade. Este relatório é um documento único e pessoal que procura encarar a prática reflexiva como uma ferramenta que promove a avaliação do professor, na procura constante de alterar e melhorar as suas práticas. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present Internship Report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice course inserted in the Master of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education in Mathematics and Natural Sciences. This document is the culmination of the professional master's degree, where all the pedagogical course developed by the master's student is presented. And was based on legal and theoretical frameworks that support the educational purpose. The pedagogical practice was developed together with the pedagogical pair under the guidance of cooperating teachers and institutional supervisors, whose cooperation contributed to the construction and deepening of knowledge through direct contact with a real context. This document presents the planning and development of the educational practice, as well as the way the action research was implemented during the Supervised Teaching Practice, which aimed to understand the influence of the 10 frame’s in the development of number sense in the 1st year of schooling. This report is a unique and personal document that seeks to view reflective practice as a tool that promotes teacher assessment in the constant search to change and improve its practices. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202272257 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14280 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática Educativa | pt_PT |
dc.subject | Investigação-Ação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Educational Practice | pt_PT |
dc.subject | Action Research | pt_PT |
dc.subject | Reflection | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |