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Transformação digital em hotelaria: caso de estudo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Cândida
dc.contributor.advisorVarajão, João
dc.contributor.authorFerreira, Joana Saldanha Pombo de Almeida
dc.date.accessioned2019-12-13T11:38:09Z
dc.date.available2019-12-13T11:38:09Z
dc.date.issued2019-11-14
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractO turismo é um dos setores com mais importância para a economia mundial, sendo que existem vários fatores que vieram acrescentar relevância a este setor de atividade. As tecnologias vieram entranhar-se no seu dia-a-dia, fazendo com o que a prestação de serviços seja cada vez mais rápida e eficaz, e, consequentemente, a competitividade nos negócios do setor aumente. Face ao ambiente altamente competitivo a que se assiste, verifica-se que existe uma evolução nos modelos de negócios, que auxiliam a geração de receita, trazem vantagens competitivas e são mais recetivas às necessidades e preferências dos consumidores. Os objetivos a que este trabalho de projeto são duas propostas, uma relacionada com os processos organizacionais adequadas às atividades do hotel e outra relativa às tecnologias de informação e comunicação (TIC) para os principais processos organizacionais do hotel. Posto isto, esta investigação tem como finalidade desenvolver uma compreensão abrangente da forma como as tecnologias podem ser uma vantagem para o setor hoteleiro, tendo em conta, também, as estratégias de negócio adotadas. Tal será possível através da metodologia aplicada na investigação, um estudo de caso feito no Hotel Tryp Porto Expo, com os dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a oito colaboradores, incluindo o diretor. Tal permitiu identificar as funções e atividades executadas no dia-a-dia e quais as TIC que se utilizam para as realizar. A análise de dados foi feita segunda uma metodologia qualitativa. Obteve-se, então, uma proposta de processos organizacionais para hotelaria e percebeu-se quais são as tecnologias mais adequadas para o setor, tendo em conta as que o hotel em estudo utiliza. Conclui-se que as tecnologias e os processos organizacionais têm bastante relevância no turismo, e que ambos criam vantagens competitivas para o setor, o principal contributo é uma proposta de processos organizacionais para hotelaria e uma proposta de melhorias para o hotel em estudo com recurso a TIC.pt_PT
dc.description.abstractTourism is one of the most important sectors for the world economy, and there are several factors that have come to add relevance to this sector of activity. The technologies have come into being in their daily life, making the provision of services increasingly fast and effective, and, consequently, competitiveness in the sector's business growth. Faced with the highly competitive environment to which it is seen, there is an evolution in business models, which help generate revenue, bring competitive advantages and are more receptive to the needs and preferences of consumers. The objectives to which this project work are to draw up two proposals, one related to the organizational processes appropriate to the activities of the hotel and another related to information and communication technologies (ICT) for the main processes the hotel's organizational structures. Therefore, this research aims to develop a comprehensive understanding of how technologies can be an advantage for the hospitality industry, also taking into account the business strategies adopted. This will be possible through the methodology applied in the investigation, a case study done at the Tryp Porto Expo Hotel, with data collected through semi-structured interviews with eight collaborators, including the director. This allowed us to identify the functions and activities performed in the day-to-day and which ICT they use to accomplish them. The analysis of data was performed according to a qualitative methodology. It was obtained, then, a proposal of organizational processes for hospitality and realization of what are the most suitable technologies for the sector, taking into account those that the hotel in study uses. It is concluded that the technologies and organizational processes are very relevant in tourism, and that both create competitive advantages for the sector, the main contribution is a proposal of organizational processes for hospitality and a proposal for improvements for the hotel under study using ICT.pt_PT
dc.identifier.tid202331857pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15116
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectModelos de processos de negóciopt_PT
dc.subjectTransformação digitalpt_PT
dc.subjectHospitality industrypt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectTourismpt_PT
dc.subjectProcess business modelspt_PT
dc.subjectDigital transformationpt_PT
dc.titleTransformação digital em hotelaria: caso de estudopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Turismopt_PT

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