Publication
Como otimizar os efeitos da autoavaliação
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Diogo, Fernando LuĆs Teixeira | |
dc.contributor.author | Santos, Ricardo Afonso dos | |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T11:04:59Z | |
dc.date.available | 2018-04-03T11:04:59Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O Decreto-lei n.Āŗ 31/2002 estabelece a obrigatoriedade da avaliação das escolas, nas suas dimensƵes de avaliação externa e autoavaliação. Atualmente, as prĆ”ticas de autoavaliação tĆŖm vindo a ocupar um papel cada vez mais relevante em todos os domĆnios da ação educativa. A autoavaliação Ć© o processo que mais poderĆ” contribuir para o desenvolvimento organizacional da escola pois, para alĆ©m de evidenciar e demonstrar, permite melhorar. Este processo só pode ser conduzido se a comunidade educativa assim o desejar e terĆ” tanto mais sucesso quanto os intervenientes se reverem nele, quanto mais participado for e quanto mais se apropriarem dos processos de melhoria. PorĆ©m, no agrupamento X os professores nĆ£o se revĆŖm no modelo de autoavaliação e desvalorizam este processo. Partindo da perceção desta realidade surgiu a necessidade de entender como se pode otimizar os efeitos da autoavaliação no agrupamento X. O estudo empĆrico realizado pretendeu perceber o impacto que a autoavaliação tem no agrupamento X, o que mudou após a sua constituição e de que modo pode ser colocada ao serviƧo da melhoria. Tendo por base a anĆ”lise estatĆstica do questionĆ”rio aos docentes da escola sede do agrupamento X e a anĆ”lise de conteĆŗdo das entrevistas a trĆŖs elementos considerados fundamentais no processo de autoavaliação, suportado pelo enquadramento teórico, delineouse um plano de ação, que envolve a participação de toda a comunidade educativa e visa o aperfeiƧoamento do processo de autoavaliação. Espera-se contribuir para implementar mudanƧas, com vista Ć promoção da reflexĆ£o, da participação, do desenvolvimento organizacional e da melhoria. | pt_PT |
dc.description.abstract | Law nĀŗ 31/2002 establishes the compulsory evaluation of schools, in their external evaluation and self-assessment dimensions. Currently, selfassessment practices have been playing an increasingly important role in all areas of educational activity. Self-assessment is the process that can contribute more to the organizational development of the school because, besides highlighting and demonstrating, it enables to improve. This process can only be conducted if the educational community so desires and it will be more successful if the participants believe in it, the more involved they are and the more they appropriate the improvement processes. However, in group X teachers do not believe in the self-evaluation model and undervalue the process. Bearing in mind this reality, it arises the need to analyze the whole process of self-assessment in order to understand how we can optimize the effects of self-evaluation in group X. The empirical study conducted aimed to understand the impact that the self-assessment has on group X, what has changed after its constitution and how it can be improved. Based on the statistical analysis of the teacher survey of the X grouping school and the content analysis of the interviews with three elements considered crucial in the self-evaluation process and supported by the theoretical framework, a plan of action was outlined, involving the entire educational community participation, aiming at the improvement of the self-evaluation process. It is hoped to contribute to implement significant changes, in order to promote reflection, participation, organizational development and improvement. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201894114 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/11296 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Autoavaliação | pt_PT |
dc.subject | Participação | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento organizacional | pt_PT |
dc.subject | Melhoria | pt_PT |
dc.subject | Self-assessment | pt_PT |
dc.subject | Participation | pt_PT |
dc.subject | Organizational development | pt_PT |
dc.subject | Improvement | pt_PT |
dc.title | Como otimizar os efeitos da autoavaliação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativas | pt_PT |