Repository logo
 
Publication

A sinergia entre a narrativa visual e a realidade aumentada

dc.contributor.advisorLeite, Luís
dc.contributor.authorMedeiros, Ana Helena Rodrigues dos Santos e
dc.date.accessioned2025-10-23T10:23:48Z
dc.date.available2025-10-23T10:23:48Z
dc.date.issued2025-09-26
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractEste projeto, de natureza prática, propõe a criação de um livro infantil que conjuga narrativa visual com Realidade Aumentada, com o objetivo de repensar a forma como crianças entre os 5 e os 8 anos se relacionam com os livros e interpretam narrativas. Num contexto cada vez mais digital, procura-se explorar novas formas de leitura que valorizem a interpretação visual, a criatividade e o envolvimento sensorial. Através de um livro de imagens sem texto, investigam-se possibilidades de interação que integrem animação, som e elementos multissensoriais simples, de modo a incentivar uma leitura ativa, acessível e intuitiva. O projeto procura adaptar-se a diferentes níveis de literacia e a diversos contextos culturais, promovendo o acesso à literatura para além dos modelos convencionais. Mais do que substituir o livro físico, a integração da Realidade Aumentada visa reforçar o seu potencial narrativo, propondo novas formas de imaginação, interpretação e leitura em conjunto.por
dc.description.abstractReading remains a fundamental component of cognitive and emotional development in childhood. However, in an increasingly digital culture, the traditional book faces challenges in maintaining its relevance and appeal. This practice-based project explores an alternative form of storytelling by combining visual narratives with Augmented Reality, with the goal of reimagining how children aged 5 to 8 interact with and interpret stories. Through a wordless picturebook, the project investigates how visual elements and multisensory features — such as animation, sound, and simple interaction — can invite young readers to construct meaning in an active and intuitive way. Designed to be inclusive and accessible, the experience accommodates different literacy levels and cultural backgrounds, extending access to literature beyond conventional formats. Rather than replacing the physical book, the integration of Augmented Reality seeks to extend its narrative potential, opening new paths for imagination, interpretation, and shared reading practices.por
dc.identifier.tid204019974
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30677
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectNarrativa visual
dc.subjectRealidade aumentada
dc.subjectExperiência de leitura
dc.subjectNarrativa multissensorial
dc.subjectDesenvolvimento interpretativo
dc.subjectVisual narrative
dc.subjectAugmented reality
dc.subjectReading experience
dc.subjectMultisensory narrative
dc.subjectInterpretive development
dc.titleA sinergia entre a narrativa visual e a realidade aumentadapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Media Digitais Interativos

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_AnaMedeiros_2025.pdf
Size:
2.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: