Repository logo
 
Publication

Avaliação Das Aprendizagens Em Uma Escola Da Rede Privada No Município De São Luis-Maranhão

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCardoso, Maria Inês Silva Teixeira
dc.contributor.authorDias, Giselle Alvina da Silva
dc.date.accessioned2017-07-12T14:58:58Z
dc.date.available2017-07-12T14:58:58Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractEsta investigação visa conhecer a gestão das práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos do ensino fundamental, numa escola básica do Estado Maranhão, situado no Brasil. Tomando como referência especialistas nessa temática, bem como os documentos oficiais que orientam a educação brasileira, foram definidos os objetivos da pesquisa e escolhida a metodologia mais adequada. Esta, apresenta um cunho qualitativo e recorre à observação não participante, com base na qual foi construído o guião da entrevista semiestruturada (destinada aos gestores) e elaborados os questionários (destinados a professsores e alunos). Feita uma análise de conteúdo dos dados recolhidos, foi possível concluir que o processo avaliativo foi construído sob o prisma do pensamento liberal-conservador e do paradigma positivista, determinando, de um modo geral, uma prática de avaliação sumativa, com características essencialmente classificatórias, recorrendo a ferramentas que primam pela quantificação dos resultados. A maioria dos docentes conhece as vantagens das dimensões diagnóstica e formativa da avaliação, mas não as utilizam nas suas práticas pedagógicas. Por essa razão, seria importante que gestores e professores refletissem sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na escola, e que envolvessem os alunos no próprio processo, para que, em conjunto, promovessem a melhoria das aprendizagens e a qualidade do ensino prestado pela instituição, dando, assim, um novo sentido à práxis da avaliação.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to know the management of the practices of evaluation of the learning of the students of elementary education, in a basic school of the State Maranhão, located in Brazil. Taking as reference specialists in this subject, as well as the official documents that guide Brazilian education, the objectives of the research were defined and the most appropriate methodology chosen. This one, presents a qualitative aspect and uses non-participant observation, on the basis of which the script of the semi-structured interview (for the managers) was constructed and the questionnaires (for professors and students) were elaborated. After analyzing the content of the collected data, it was possible to conclude that the evaluation process was constructed under the prism of liberal-conservative thinking and the positivist paradigm, generally determining a practice of summative evaluation, with essentially classificatory characteristics, using To tools that excel in quantifying the results. Most of the teachers know the advantages of the diagnostic and formative dimensions of the evaluation, but do not use them in their pedagogical practices. For this reason, it would be important for managers and teachers to reflect on the evaluation practices developed in the school, and to involve students in the process itself, so that, together, they promote the improvement of learning and the quality of teaching provided by the institution, thus, a new meaning to the praxis of evaluation.pt_PT
dc.identifier.tid201735504
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10012
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectAvaliação das aprendizagenspt_PT
dc.subjectGestão da avaliaçãopt_PT
dc.subjectModalidades de avaliaçãopt_PT
dc.subjectEnsino fundamentalpt_PT
dc.subjectLearning assessmentpt_PT
dc.subjectEvaluation managementpt_PT
dc.subjectEvaluation modalitiespt_PT
dc.subjectElementary schoolpt_PT
dc.titleAvaliação Das Aprendizagens Em Uma Escola Da Rede Privada No Município De São Luis-Maranhãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_GiselleDias_2017.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: