Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Competências transversais: um estudo com os estagiários do PEJENE nos anos 2015 e 2016

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana_Cardoso_MAA_2021.pdf1.95 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O estágio apresenta-se como uma das fases mais importantes na aquisição de conhecimentos práticos na vida de um estudante. Perceber se esta experiência decorre exatamente da mesma forma que é idealizada, contribui para a melhoria do estágio enquanto pré-bagagem do mercado de trabalho. Nesse sentido, surge este estudo aliado à Fundação da Juventude, mais concretamente ao programa PEJENE. Neste programa, vários estudantes, de várias áreas e várias faculdades, têm a oportunidade de estagiar e viver o conhecimento que aprenderam durante anos. O objetivo central desta dissertação, pretende-se em percecionar se as competências transversais obtidas diferem das competências expectáveis pelos estagiários do PEJENE, no período entre 2015 e 2016. O estudo empírico alicerçou-se numa triangulação de dados, em concreto, numa metodologia quantitativa (através da aplicação de um questionário online) e qualitativa (com base numa análise documental). Os resultados sugerem que, apesar da existência de alguns aspetos e obtenção de competências que podem ser melhoradas, os estágios acabam por corresponder às expectativas da maioria dos estudantes. Os resultados deste estudo sugerem diferentes perceções dos estagiários sobre (o modo de) aquisição de competências transversais, expetadas e adquiridas, no âmbito do PEJENE.
The internship presents itself as one of the most important phases in the acquisition of practical knowledge in a student's life. Realizing if this experience takes place in exactly the same way as it is idealized, contributes to the improvement of the internship as a pre-baggage in the labor market. In this sense, this study comes together with the Youth Foundation, more specifically with the PEJENE programme. In this program, several students, from various fields and various faculties, have the opportunity to intern and live the knowledge they have learned over the years. The main objective of this dissertation is to perceive whether the transversal skills obtained differ from the skills expected by PEJENE trainees, in the period between 2015 and 2016. The empirical study was based on data triangulation, specifically, on a quantitative methodology ( through the application of an online questionnaire) and qualitative (based on document analysis). The results suggest that, despite the existence of some aspects and the achievement of skills that can be improved, the internships end up meeting the expectations of most students. The results of this study suggest different perceptions of trainees about (the way of) acquisition of transversal skills, expected and acquired, within the scope of PEJENE.

Description

Keywords

Estágio PEJENE Competências tranversais Mercado de trabalho PEJENE Internship Soft skills Labor market

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License