Publication
Página esquecida de Lopes-Graça: uma peça para o ensino vocacional do violoncelo
dc.contributor.advisor | Barahal, Jed Anthony | |
dc.contributor.advisor | Mikusova, Katerina | |
dc.contributor.author | André, Filipa Dias de Oliveira Rolim | |
dc.date.accessioned | 2022-01-04T15:54:28Z | |
dc.date.available | 2022-01-04T15:54:28Z | |
dc.date.issued | 2021-12-15 | |
dc.description.abstract | O presente relatório descreve e reflete o trabalho e atividades realizadas com alunos de violoncelo da ARTAVE durante o ano letivo 2020/2021, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no mestrado em Ensino de Música – variante violoncelo da ESMAE/ESE – IPP. O estágio decorreu na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e permitiu o acompanhamento de aulas individuais de violoncelo de alunos do Curso Básico e do Curso Instrumentista e de aulas de conjunto (música de câmara). Como parte integrante deste relatório, foi desenvolvido um projeto de investigação que reflete a aplicação de uma obra de compositor português como parte do programa a apresentar na prova final do 8º grau de violoncelo, apresentando e demonstrando como a inserção de obras portuguesas no programa da disciplina de instrumento pode ser benéfica e enriquecedora no processo de ensino. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report describes and reflects the work and activities carried out with ARTAVE cello students during the 2020/2021 school year, within the curricular scope of Supervised Teaching Practice included in the Music Education Masters - cello variant of ESMAE/ESE - IPP. The internship took place at the Professional and Artistic School of Vale do Ave and enabled the monitoring of individual cello classes of students from the Basic Course and the Instrumentalist Course, as well as ensemble classes (chamber music). As an integral part of this report, a research project was developed that reflects the application of a Portuguese composer's work as part of the program to be presented in the 8th grade final cello exam, presenting and demonstrating how the inclusion of Portuguese works in the program of instrument discipline can be beneficial and enriching in the teaching process. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202836045 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/19292 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Música portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Violoncelo | pt_PT |
dc.subject | Lopes-Graça | pt_PT |
dc.subject | Prática de ensino | pt_PT |
dc.subject | Portuguese music | pt_PT |
dc.subject | Cello | pt_PT |
dc.subject | Teaching practice | pt_PT |
dc.title | Página esquecida de Lopes-Graça: uma peça para o ensino vocacional do violoncelo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, violoncelo | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Filipa_André_MEM_2021.pdf
- Size:
- 8.61 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format