Repository logo
 
Publication

Página esquecida de Lopes-Graça: uma peça para o ensino vocacional do violoncelo

dc.contributor.advisorBarahal, Jed Anthony
dc.contributor.advisorMikusova, Katerina
dc.contributor.authorAndré, Filipa Dias de Oliveira Rolim
dc.date.accessioned2022-01-04T15:54:28Z
dc.date.available2022-01-04T15:54:28Z
dc.date.issued2021-12-15
dc.description.abstractO presente relatório descreve e reflete o trabalho e atividades realizadas com alunos de violoncelo da ARTAVE durante o ano letivo 2020/2021, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada inserida no mestrado em Ensino de Música – variante violoncelo da ESMAE/ESE – IPP. O estágio decorreu na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave e permitiu o acompanhamento de aulas individuais de violoncelo de alunos do Curso Básico e do Curso Instrumentista e de aulas de conjunto (música de câmara). Como parte integrante deste relatório, foi desenvolvido um projeto de investigação que reflete a aplicação de uma obra de compositor português como parte do programa a apresentar na prova final do 8º grau de violoncelo, apresentando e demonstrando como a inserção de obras portuguesas no programa da disciplina de instrumento pode ser benéfica e enriquecedora no processo de ensino.pt_PT
dc.description.abstractThis report describes and reflects the work and activities carried out with ARTAVE cello students during the 2020/2021 school year, within the curricular scope of Supervised Teaching Practice included in the Music Education Masters - cello variant of ESMAE/ESE - IPP. The internship took place at the Professional and Artistic School of Vale do Ave and enabled the monitoring of individual cello classes of students from the Basic Course and the Instrumentalist Course, as well as ensemble classes (chamber music). As an integral part of this report, a research project was developed that reflects the application of a Portuguese composer's work as part of the program to be presented in the 8th grade final cello exam, presenting and demonstrating how the inclusion of Portuguese works in the program of instrument discipline can be beneficial and enriching in the teaching process.pt_PT
dc.identifier.tid202836045pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19292
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMúsica portuguesapt_PT
dc.subjectVioloncelopt_PT
dc.subjectLopes-Graçapt_PT
dc.subjectPrática de ensinopt_PT
dc.subjectPortuguese musicpt_PT
dc.subjectCellopt_PT
dc.subjectTeaching practicept_PT
dc.titlePágina esquecida de Lopes-Graça: uma peça para o ensino vocacional do violoncelopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, violoncelopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Filipa_André_MEM_2021.pdf
Size:
8.61 MB
Format:
Adobe Portable Document Format