Repository logo
 
Publication

Delimitar o futuro na relação entre a IA e a pedagogia fotográfica

dc.contributor.authorMesquita, Hugo
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorMarques da Silva, Olivia Maria
dc.date.accessioned2024-06-25T09:39:41Z
dc.date.available2024-06-25T09:39:41Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractEste artigo explora a integração da “sintografia” em contexto de aula na Licenciatura em Fotografia, como uma estratégia para explorar as práticas artísticas e profissionais na era da transformação digital, problematizando as implicações pedagógicas da utilização da inteligência artificial em disciplinas criativas. O estudo gravita em torno do uso de IA para gerar conteúdo fotográfico, especificamente através da elaboração estruturada de prompts derivadas dos conhecimentos e práticas da fotografia. Analisámos os produtos fotográficos finais gerados por IA, categorizando-os como resultados 28 positivos ou negativos com base na sua qualidade estética e concordância com as diretrizes de promtping, para imagens de IA, ensinadas em aula. Esta avaliação é complementada por uma análise dos textos usados pelos estudantes na produção das prompts para gerar essas imagens, visando estabelecer uma relação entre a incidência de termos relevantes para a construção da fotografia utilizados nos prompts e a qualidade da imagem resultante. Além disso, o estudo apura casos em que ocorreram desvios das estratégias ensinadas, examinando tanto a natureza desses desvios como o seu impacto no produto final. A análise levanta hipóteses capazes de fundamentar o quanto o desvio pode levar a resultados positivos ou negativos. Partindo de uma aceção que a sintografia, como ferramenta pedagógica, pode promover uma compreensão mais profunda da interação entre tecnologia e criatividade, parece-nos urgente propor aos estudantes um envolvimento crítico com as dimensões éticas da IA, tanto na produção académica como artística. Por último, o estudo propõe explorar um conjunto de estratégias pedagógicas que visam otimizar o potencial educativo da IA nas disciplinas artísticas, contribuindo assim para o discurso mais amplo sobre a educação ética em IA.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8969-78-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25708
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPolitécnico do Portopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cip.ipp.pt/ppic2024/docs/Book%20of%20Abstracts.pdfpt_PT
dc.titleDelimitar o futuro na relação entre a IA e a pedagogia fotográficapt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePorto, Portugalpt_PT
oaire.citation.startPage31pt_PT
oaire.citation.titleP.Pic’24 - Porto Pedagogical Innovation Conference - Book of Abstractspt_PT
person.familyNameMesquita
person.familyNameBaptista
person.familyNameMarques da Silva
person.givenNameHugo Edgar
person.givenNameAdriana
person.givenNameOlivia Maria
person.identifier.ciencia-id161A-C1A0-032F
person.identifier.ciencia-id4D19-928D-CA1D
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
person.identifier.orcid0000-0001-9609-3771
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublication07c588e0-65da-469b-9454-8a5aee1aff84
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublicationab16625e-bdf3-4b0a-81c9-2b4ccf1866bc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RES_HugoMesquita_2024.pdf
Size:
171.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: