dc.contributor.author | Mesquita, Hugo | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.contributor.author | Marques da Silva, Olivia Maria | |
dc.date.accessioned | 2024-06-25T09:39:41Z | |
dc.date.available | 2024-06-25T09:39:41Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Este artigo explora a integração da “sintografia” em contexto de aula na Licenciatura em Fotografia, como uma estratégia para explorar as práticas artísticas e profissionais na era da transformação digital, problematizando as implicações pedagógicas da utilização da inteligência artificial em disciplinas criativas. O estudo gravita em torno do uso de IA para gerar conteúdo fotográfico, especificamente através da elaboração estruturada de prompts derivadas dos conhecimentos e práticas da fotografia. Analisámos os produtos fotográficos finais gerados por IA, categorizando-os como resultados 28 positivos ou negativos com base na sua qualidade estética e concordância com as diretrizes de promtping, para imagens de IA, ensinadas em aula. Esta avaliação é complementada por uma análise dos textos usados pelos estudantes na produção das prompts para gerar essas imagens, visando estabelecer uma relação entre a incidência de termos relevantes para a construção da fotografia utilizados nos prompts e a qualidade da imagem resultante. Além disso, o estudo apura casos em que ocorreram desvios das estratégias ensinadas, examinando tanto a natureza desses desvios como o seu impacto no produto final. A análise levanta hipóteses capazes de fundamentar o quanto o desvio pode levar a resultados positivos ou negativos. Partindo de uma aceção que a sintografia, como ferramenta pedagógica, pode promover uma compreensão mais profunda da interação entre tecnologia e criatividade, parece-nos urgente propor aos estudantes um envolvimento crítico com as dimensões éticas da IA, tanto na produção académica como artística. Por último, o estudo propõe explorar um conjunto de estratégias pedagógicas que visam otimizar o potencial educativo da IA nas disciplinas artísticas, contribuindo assim para o discurso mais amplo sobre a educação ética em IA. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-78-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25708 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Politécnico do Porto | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://cip.ipp.pt/ppic2024/docs/Book%20of%20Abstracts.pdf | pt_PT |
dc.title | Delimitar o futuro na relação entre a IA e a pedagogia fotográfica | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto, Portugal | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 31 | pt_PT |
oaire.citation.title | P.Pic’24 - Porto Pedagogical Innovation Conference - Book of Abstracts | pt_PT |
person.familyName | Mesquita | |
person.familyName | Baptista | |
person.familyName | Marques da Silva | |
person.givenName | Hugo Edgar | |
person.givenName | Adriana | |
person.givenName | Olivia Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 161A-C1A0-032F | |
person.identifier.ciencia-id | 4D19-928D-CA1D | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9609-3771 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 07c588e0-65da-469b-9454-8a5aee1aff84 | |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
relation.isAuthorOfPublication | ab16625e-bdf3-4b0a-81c9-2b4ccf1866bc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 |