Repository logo
 
Publication

Sistemas de pagamento no turismo: adoção e aceitação dos sistemas de pagamento móveis no setor do turismo na cidade do Porto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLiberato, Pedro
dc.contributor.authorSilva, Inês Jorge da
dc.date.accessioned2021-02-04T14:07:57Z
dc.date.available2021-02-04T14:07:57Z
dc.date.issued2021-01-25
dc.descriptionDissertação de mestrado
dc.description.abstractA temática da presente investigação incide sobre a aceitação e adoção dos sistemas de pagamento móveis, na cidade do Porto, no setor do Turismo. Efetivamente, têm surgido novos métodos de pagamento móveis e a sua aceitação e adoção ainda se encontram em crescimento. A metodologia de investigação utilizada foi quantitativa, baseada na aplicação de um inquérito por questionário dirigido aos turistas/excursionistas que visitam a cidade do Porto, no sentido de obter informações sobre quais os métodos de pagamento mais utilizados durante as suas viagens, quais as características que consideram mais importantes quando adotam ou utilizam um método de pagamento, avaliar a importância da sua aplicação em estabelecimentos turísticos e o grau de satisfação com as opções de pagamentos móveis já existentes no setor turístico. O questionário, com 21 questões, foi aplicado a uma amostra de 400 turistas/excursionista nas redes sociais e presencialmente na cidade do Porto. A análise de dados recolhidos foi realizada com recurso ao programa SPSS versão 26 (Statistical Package for Social Sciences). Os resultados da amostra demonstram que o perfil individual influencia a utilização dos sistemas de pagamento; existe uma relação entre a qualidade do sistema e a utilização dos diferentes tipos de sistemas de pagamento; que a idade não tem diferenças significativas na avaliação da importância da facilidade de uso, da confiança, da privacidade e segurança dos sistemas de pagamento móveis; que o género do consumidor origina diferentes resultados no que respeita à importância das características competitivas para adoção e aceitação dos sistemas de pagamento; e que a mobilidade, a conveniência e a facilidade de uso influenciam a utilização de diferentes tipos de sistemas de pagamento. Limitações e implicações surgiram relativamente à falta de informação inerente a este tema, em virtude de ser um tema recente, e ao processo de recolha de dados, uma vez que se pretendia distribuir questionários por um maior número de participantes, processo que foi dificultado pela situação de pandemia.pt_PT
dc.description.abstractThis research focuses on the acceptance and adoption of mobile payment systems, in the city of Porto, in the tourism sector. It is a fact that new mobile payments are emerging every day, and their acceptance and adoption are still growing. The research methodology used was based on the application of a questionnaire survey to tourists/visitors, visiting the city of Port. In order to obtain information on which method of payment they use the most, during their travel, which characteristics they consider most important when adopting or using a payment method, whether it was important to apply these methods of payment in touristic establishments and if they are satisfied with the payment options that they already offer. The questionnaire, has 21 questions, was applied to a sample of 400 tourists/visitors on social networks and at the city of Porto. The analysis of the collected data was carried by the SPSS program, version 26 (Statistical Package for Social Sciences). The sample results highlight that the individual profile influences the use of the payment systems; that there is a relationship between the quality of the system and the use of different types of payment methods; that age has no significant differences in the evaluation of the importance of ease of use, trust, privacy and security in mobile payments systems; the gender of the consumers has different results regarding the importance of competitive characteristics for the adoption and acceptance of payment systems; and that mobility, convenience and ease of use influence the use of different types of payment methods. Limitations and implications have arisen regarding the lack of information about this theme, as a recent topic; also, the data collection process was difficult, because it was intended to distribute questionnaires to a larger number of participants, but due to the pandemic situation, it was not possible.pt_PT
dc.identifier.tid202609537pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16875
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModelos de aceitação tecnológicapt_PT
dc.subjectSistemas de pagamento no turismopt_PT
dc.subjectSistemas de pagamento móveis no turismopt_PT
dc.subjectTAMpt_PT
dc.subjectModels of technological acceptancept_PT
dc.subjectPayment systems in tourismpt_PT
dc.subjectMobile payment systems in tourismpt_PT
dc.titleSistemas de pagamento no turismo: adoção e aceitação dos sistemas de pagamento móveis no setor do turismo na cidade do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantor3139
thesis.degree.nameMestrado em Gestão do Turismopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_InesSilva_2021.pdf
Size:
2.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format