Repository logo
 
Publication

Formação_de_tradutores@iscap.ipp.pt – perspectivas sobre o uso integrado das ferramentas electrónicas

dc.contributor.authorAlbuquerque, Alexandra
dc.contributor.authorSilva, Manuel
dc.date.accessioned2013-07-10T13:03:58Z
dc.date.available2013-07-10T13:03:58Z
dc.date.issued2004
dc.description.abstractTendo na sua génese a análise de um estudo realizado entre os alunos de Tradução Assistida por Computador (TAC), disciplina leccionada pela primeira vez no ano lectivo 2003/2004, no 1º ciclo do curso de Línguas e Secretariado do ISCAP, este artigo procurará reflectir sobre o(s) percurso(s) da formação para os novos tradutores. Para tal apoiar-se-á, também, nas impressões e reacções dos docentes do ramo da Tradução e Interpretação Especializadas (TIE), nomeadamente daqueles que leccionam ou leccionaram os seminários de Tradução Assistida por Computador, de Ferramentas Electrónicas para Tradução e de Tradução e Novas Tecnologias. A nossa atenção recairá, assim, sobre o processo de ensino-aprendizagem da tradução, tendo como pano de fundo o projecto de formação de tradutores do ISCAP e, em particular, a disciplina de TAC – onde se procura que os alunos adquiram competências que, muitas vezes, apenas são conseguidas fora do âmbito da formação académica, no exercício da profissão, tal como acontece com a aquisição de conhecimentos de software de Tradução Automática e Assistida, de Ferramentas Electrónicas, de noções de pesquisa em linha e de capacidade de trabalho em grupo. Neste sentido, procuraremos, primeiro, esboçar alguns pontos de vista sobre aquelas que nos parecem ser as principais lacunas dos tradutores recém-formados no mercado de tradução hodierno. De seguida, contextualizaremos a disciplina de TAC no plano de estudos de tradução do ISCAP e avaliaremos, com base num inquérito feito aos alunos, o primeiro semestre desta nova disciplina (TAC I) ao nível (i) das expectativas, (ii) das metodologias e (iii) dos conteúdos. Finalmente, esboçaremos algumas conclusões e caminhos de futuro que resultam da análise integrada das diferentes experiências e pontos de vista.por
dc.identifier.doi10.34630/polissema.vi4.3370pt_PT
dc.identifier.issn1645-1937
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/1745
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopor
dc.relation.publisherversionhttps://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3370por
dc.subjectTraduçãopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.titleFormação_de_tradutores@iscap.ipp.pt – perspectivas sobre o uso integrado das ferramentas electrónicaspor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
oaire.citation.endPage108por
oaire.citation.startPage99por
oaire.citation.titlePolissema: revista de letras do ISCAPpor
oaire.citation.volume4por
person.familyNameAlbuquerque
person.familyNameSilva
person.givenNameAlexandra
person.givenNameManuel
person.identifier1034310
person.identifier2295553
person.identifier.ciencia-idBA19-9BC5-825A
person.identifier.ciencia-id7619-C207-CDB4
person.identifier.orcid0000-0002-9234-5174
person.identifier.orcid0000-0002-5966-4229
person.identifier.ridO-2689-2015
person.identifier.ridR-9753-2016
person.identifier.scopus-author-id57223010733
person.identifier.scopus-author-id7403410875
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication1275d519-8546-4ff9-a5d6-bd7c94117df9
relation.isAuthorOfPublication7fea1d68-a6fd-4f32-bd8a-fdc11630889f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7fea1d68-a6fd-4f32-bd8a-fdc11630889f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A_AlexandraAlbuquerque_2004.pdf
Size:
5.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: