Repository logo
 
Publication

Exigências da formação e da prática dos técnicos de Saúde Ambiental no séc. XXI: a importância das competências transversais.

dc.contributor.authorReis, Ana
dc.contributor.authorDores, Artemisa Rocha
dc.contributor.authorMagalhães, Andreia
dc.contributor.authorSalgado, Ana Isabel
dc.contributor.authorRodrigues, Matilde
dc.date.accessioned2022-05-09T16:18:24Z
dc.date.available2022-05-09T16:18:24Z
dc.date.issued2019-07
dc.description.abstractA licenciatura em Saúde Ambiental (SA) da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto implementou, no ano letivo de 2017/2018, o modelo pedagógico PBL – Problem-Based Learning. A área técnico-científica de Ciências Sociais e Humanas (CSH) é uma das áreas que integra a primeira Unidade Curricular (UC) do curso – Introdução à Saúde Ambiental, juntamente com as áreas de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática, Ciências Químicas e das Biomoléculas e Saúde Ambiental. As áreas técnico-científicas envolvidas conferem à UC uma forte integração teórico-prática, que visa o desenvolvimento contínuo e integrado de competências transversais, nas suas dimensões cognitiva, psicomotora e afetiva, preconizando os princípios fundamentais do Processo de Bolonha. Estas competências são consideradas, pelo grupo de docentes da licenciatura, cruciais à integração dos estudantes no contexto académico do Ensino Superior e à qualidade do seu trabalho no seio de equipas multi e interdisciplinares, quer enquanto estudantes quer enquanto futuros profissionais. No presente trabalho, apresentamos a experiência da prática pedagógica ativa no âmbito desta UC, que decorre nas primeiras oito semanas académicas. A área de CSH dinamiza 16h de sessões de recurso e 16h de práticas laboratoriais, onde são abordados temas relacionados com o modelo pedagógico PBL, com o desempenho enquanto estudantes e futuros profissionais, como a comunicação, a otimização de competências de trabalho em grupo e a gestão de conflitos, bem como temas da Psicologia relevantes na área da Saúde Ambiental (e.g., Psicologia Ambiental, crenças face ao ambiente e competências de ação no ambiente biofísico e ocupacional). A análise global dos resultados evidencia o envolvimento positivo dos estudantes no desenvolvimento das atividades propostas (e.g., atividades ao longo da UC que envolvem a participação e a reflexão individual e em grupo), traduzindo aprendizagens significativas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationReis, A., Dores, A. R., Magalhães, A., Salgado, A., Barreto, J., & Rodrigues, M. (2019). Exigências da formação e da prática dos técnicos de Saúde Ambiental no séc. XXI: a importância das competências transversais. In A. Loureiro, D. Rocha, M. J. Cardona, & R. Lopes (Eds.), CNaPPES 2019 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 57-62). IPS. https://cnappes.org/cnappes-2019/files/2020/11/LIVRO-ATAS-FINAL-CNaPPES2019_revisto-301020200913.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-95259-8-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20464
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherIPSpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cnappes.org/cnappes-2019/files/2020/11/LIVRO-ATAS-FINAL-CNaPPES2019_revisto-301020200913.pdfpt_PT
dc.subjectProblem-based learningpt_PT
dc.subjectSaúde ambientalpt_PT
dc.subjectPsicologia ambientalpt_PT
dc.titleExigências da formação e da prática dos técnicos de Saúde Ambiental no séc. XXI: a importância das competências transversais.pt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage62pt_PT
oaire.citation.startPage57pt_PT
oaire.citation.title6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameReis
person.familyNameDores
person.familyNameSalgado
person.familyNameBarreto
person.familyNameRodrigues
person.givenNameAna
person.givenNameArtemisa
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameJoão Francisco
person.givenNameMatilde
person.identifier.ciencia-id6B12-301B-4A0F
person.identifier.ciencia-id9015-DE5A-33F7
person.identifier.ciencia-id5110-3A70-C3F3
person.identifier.orcid0000-0002-0986-6092
person.identifier.orcid0000-0003-4595-9816
person.identifier.orcid0000-0002-8237-9522
person.identifier.orcid0000-0002-1893-4819
person.identifier.orcid0000-0001-6175-6934
person.identifier.ridN-7022-2015
person.identifier.scopus-author-id55485977900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7d7a1d54-0437-4feb-b34d-327cad6dfb0f
relation.isAuthorOfPublication6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7
relation.isAuthorOfPublication07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110
relation.isAuthorOfPublication623dff1b-0906-4dc1-ae3f-208907c98379
relation.isAuthorOfPublication8ddb200d-027c-40ca-8ca4-7e3a5981bcb1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
COM_Ana Reis.pdf
Size:
173.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission