Publication
Exigências da formação e da prática dos técnicos de Saúde Ambiental no séc. XXI: a importância das competências transversais.
dc.contributor.author | Reis, Ana | |
dc.contributor.author | Dores, Artemisa Rocha | |
dc.contributor.author | Magalhães, Andreia | |
dc.contributor.author | Salgado, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Matilde | |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T16:18:24Z | |
dc.date.available | 2022-05-09T16:18:24Z | |
dc.date.issued | 2019-07 | |
dc.description.abstract | A licenciatura em Saúde Ambiental (SA) da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto implementou, no ano letivo de 2017/2018, o modelo pedagógico PBL – Problem-Based Learning. A área técnico-científica de Ciências Sociais e Humanas (CSH) é uma das áreas que integra a primeira Unidade Curricular (UC) do curso – Introdução à Saúde Ambiental, juntamente com as áreas de Biomatemática, Bioestatística e Bioinformática, Ciências Químicas e das Biomoléculas e Saúde Ambiental. As áreas técnico-científicas envolvidas conferem à UC uma forte integração teórico-prática, que visa o desenvolvimento contínuo e integrado de competências transversais, nas suas dimensões cognitiva, psicomotora e afetiva, preconizando os princípios fundamentais do Processo de Bolonha. Estas competências são consideradas, pelo grupo de docentes da licenciatura, cruciais à integração dos estudantes no contexto académico do Ensino Superior e à qualidade do seu trabalho no seio de equipas multi e interdisciplinares, quer enquanto estudantes quer enquanto futuros profissionais. No presente trabalho, apresentamos a experiência da prática pedagógica ativa no âmbito desta UC, que decorre nas primeiras oito semanas académicas. A área de CSH dinamiza 16h de sessões de recurso e 16h de práticas laboratoriais, onde são abordados temas relacionados com o modelo pedagógico PBL, com o desempenho enquanto estudantes e futuros profissionais, como a comunicação, a otimização de competências de trabalho em grupo e a gestão de conflitos, bem como temas da Psicologia relevantes na área da Saúde Ambiental (e.g., Psicologia Ambiental, crenças face ao ambiente e competências de ação no ambiente biofísico e ocupacional). A análise global dos resultados evidencia o envolvimento positivo dos estudantes no desenvolvimento das atividades propostas (e.g., atividades ao longo da UC que envolvem a participação e a reflexão individual e em grupo), traduzindo aprendizagens significativas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Reis, A., Dores, A. R., Magalhães, A., Salgado, A., Barreto, J., & Rodrigues, M. (2019). Exigências da formação e da prática dos técnicos de Saúde Ambiental no séc. XXI: a importância das competências transversais. In A. Loureiro, D. Rocha, M. J. Cardona, & R. Lopes (Eds.), CNaPPES 2019 – Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 57-62). IPS. https://cnappes.org/cnappes-2019/files/2020/11/LIVRO-ATAS-FINAL-CNaPPES2019_revisto-301020200913.pdf | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-95259-8-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/20464 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | IPS | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://cnappes.org/cnappes-2019/files/2020/11/LIVRO-ATAS-FINAL-CNaPPES2019_revisto-301020200913.pdf | pt_PT |
dc.subject | Problem-based learning | pt_PT |
dc.subject | Saúde ambiental | pt_PT |
dc.subject | Psicologia ambiental | pt_PT |
dc.title | Exigências da formação e da prática dos técnicos de Saúde Ambiental no séc. XXI: a importância das competências transversais. | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Santarém | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 62 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 57 | pt_PT |
oaire.citation.title | 6º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior | pt_PT |
person.familyName | Reis | |
person.familyName | Dores | |
person.familyName | Salgado | |
person.familyName | Barreto | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Artemisa | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | João Francisco | |
person.givenName | Matilde | |
person.identifier.ciencia-id | 6B12-301B-4A0F | |
person.identifier.ciencia-id | 9015-DE5A-33F7 | |
person.identifier.ciencia-id | 5110-3A70-C3F3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0986-6092 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4595-9816 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8237-9522 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1893-4819 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6175-6934 | |
person.identifier.rid | N-7022-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55485977900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7d7a1d54-0437-4feb-b34d-327cad6dfb0f | |
relation.isAuthorOfPublication | 6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7 | |
relation.isAuthorOfPublication | 07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110 | |
relation.isAuthorOfPublication | 623dff1b-0906-4dc1-ae3f-208907c98379 | |
relation.isAuthorOfPublication | 8ddb200d-027c-40ca-8ca4-7e3a5981bcb1 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7 |