Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a Educação Histórica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ART_PedroDuarte_2020_5.pdf255.66 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Os estudos curriculares têm evidenciado crescente interesse em investigar os manuais escolares, adotando uma generalizada crítica face a tal recurso educativo, tradicionalmente associada a dinâmicas de reprodução de estereótipos sociais e ao entendimento hegemónico e monocultural do conhecimento ou concertada com uma tendência homogeneizadora aí patente. Assim, este ensaio tem como principal propósito apresentar uma sustentada reflexão sobre o papel do manual escolar na dinâmica pedagogico-didática das aulas (de História) contemporâneas e, simultaneamente, perspetivar linhas estruturais que aquele recurso poderia seguir se concebido como mais um contributo para o desenvolvimento das competências de pensamento histórico dos estudantes.

Description

Keywords

Educação histórica Currículo apresentado Manual escolar Currículo oculto

Citation

Moreira, A. I., & Duarte, P. (2020). Pelos manuais escolares, (um)a história contada: entre o currículo e a educação histórica. Revista CEM / Cultura, Espaço & Memória, 113-134.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License