Repository logo
 
Publication

As mudanças de posição no violino: processo de ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento técnico

dc.contributor.advisorVieira, Vítor Macedo Antunes
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorReis, José Ricardo
dc.contributor.authorRodrigues, Catarina Filipa Coelho
dc.date.accessioned2018-12-05T16:39:53Z
dc.date.available2018-12-05T16:39:53Z
dc.date.issued2018-11-23
dc.description.abstractA fim da concretização do Mestrado em Ensino de Música, foi elaborado o presente relatório de estágio que engloba o relatório da prática de ensino supervisionada, assim como um projeto de intervenção, realizados na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave. No que concerne à prática de ensino supervisionada, são primariamente apresentadas a contextualização histórica e a caracterização organizacional da ARTAVE. Neste sentido, são descritos os eixos estruturantes do projeto educativo, as ofertas educativa e curricular, bem como as atividades escolares e artísticas fomentadas pela instituição. Posteriormente, encontram-se expostas as aulas observadas e as aulas lecionadas supervisionadas, culminando toda esta secção numa reflexão global acerca da prática de ensino supervisionada. O projeto de intervenção explora a temática das mudanças de posição no violino, focando-se no seu processo de ensino-aprendizagem e de aperfeiçoamento técnico. É, portanto, descrita toda a estrutura organizativa da realização de um workshop, assim como a análise detalhada dos seus resultados.pt_PT
dc.description.abstractIn order to complete my Master in Music Education diploma this internship report was written, comprising the report of supervised teaching practice and an intervention project held at ARTAVE – Escola Profissional Artística de Vale do Ave. About the supervised teaching practice, a historical contextualization and organizational characterization of ARTAVE are presented. The educational project, curriculum, school and artistic activities are then described, as well as the observed and supervised lessons, and this section is finalised with a global reflection about the supervised teaching practice. The intervention project explores the technique of shifting on the violin, more specifically the teaching-learning and improvement process. The organization of the workshop that resulted is then described, as well as an analysis of its results.pt_PT
dc.identifier.tid202053695pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12381
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino de músicapt_PT
dc.subjectViolinopt_PT
dc.subjectMudanças de posiçãopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectAperfeiçoamento técnicopt_PT
dc.subjectTeaching musicpt_PT
dc.subjectViolinpt_PT
dc.subjectShiftingpt_PT
dc.subjectTeaching-learningpt_PT
dc.subjectTechnical improvementpt_PT
dc.titleAs mudanças de posição no violino: processo de ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento técnicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, violinopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Catarina_Rodrigues_MEM_2018.pdf
Size:
16.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: