Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

As mudanças de posição no violino: processo de ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento técnico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Catarina_Rodrigues_MEM_2018.pdf16.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A fim da concretização do Mestrado em Ensino de Música, foi elaborado o presente relatório de estágio que engloba o relatório da prática de ensino supervisionada, assim como um projeto de intervenção, realizados na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave. No que concerne à prática de ensino supervisionada, são primariamente apresentadas a contextualização histórica e a caracterização organizacional da ARTAVE. Neste sentido, são descritos os eixos estruturantes do projeto educativo, as ofertas educativa e curricular, bem como as atividades escolares e artísticas fomentadas pela instituição. Posteriormente, encontram-se expostas as aulas observadas e as aulas lecionadas supervisionadas, culminando toda esta secção numa reflexão global acerca da prática de ensino supervisionada. O projeto de intervenção explora a temática das mudanças de posição no violino, focando-se no seu processo de ensino-aprendizagem e de aperfeiçoamento técnico. É, portanto, descrita toda a estrutura organizativa da realização de um workshop, assim como a análise detalhada dos seus resultados.
In order to complete my Master in Music Education diploma this internship report was written, comprising the report of supervised teaching practice and an intervention project held at ARTAVE – Escola Profissional Artística de Vale do Ave. About the supervised teaching practice, a historical contextualization and organizational characterization of ARTAVE are presented. The educational project, curriculum, school and artistic activities are then described, as well as the observed and supervised lessons, and this section is finalised with a global reflection about the supervised teaching practice. The intervention project explores the technique of shifting on the violin, more specifically the teaching-learning and improvement process. The organization of the workshop that resulted is then described, as well as an analysis of its results.

Description

Keywords

Ensino de música Violino Mudanças de posição Ensino-aprendizagem Aperfeiçoamento técnico Teaching music Violin Shifting Teaching-learning Technical improvement

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License