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- A aplicação dos recursos públicos em educação no Brasil: análise dos resultados das políticas públicas implementadas nos governos FHC e LULAPublication . Neto, Alcides Pereira dos Santos; Pereira, Adalmiro Álvaro Malheiro de Castro Andrade; Mota, Carlos Filipe Magalhães Bastos daEm dezembro de 2016 foi sancionada a Emenda Constitucional 95/2016, que institui novo regime fiscal no Brasil. Com sua aprovação, ficam limitados os gastos do Governo Federal nos próximos 20 anos, incluindo despesas com educação e saúde. Contribuindo com o debate que se estabeleceu sobre o impacto da limitação dos gastos públicos na educação, esse trabalho se propôs a analisar o comportamento de dois governos diferentes e o impacto de suas políticas públicas para educação. Os dois governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva serão objetos da análise. Com a utilização de pesquisa documental, serão analisados os gastos com educação, e o desempenho desses governos na resolução dos problemas relacionados ao acesso à escola, com a verificação do volume do número de matrículas, também serão analisados os desempenhos quanto ao rendimento escolar, percebendo as evoluções quando a permanência e êxito, e por fim as questões referentes a qualidade escolar, verificando e analisando os resultados de alunos brasileiros que participaram das avaliações do Programme for International Student Assessment (PISA). O objetivo é perceber se o governo que disponibilizou mais recursos para educação obteve melhores resultados em detrimento ao que investiu menos na área.
- Comprometimento organizacional: estudo de caso da Escola Superior Politécnica do Kuanza Norte (Angola)Publication . Lusivika, Linda Clementina Singui Nambua; Costa, Alexandra Ribeiro daO comprometimento organizacional é um tema bastante relevante nos dias de hoje, apresentando destaque no campo do comportamento do indivíduo na organização. O objetivo do presente estudo é identificar as caraterísticas pessoais que diferenciam os docentes comprometidos e os não comprometidos com as organizações onde trabalham. Participaram 50 docente efetivos da Escola Superior Politécnica do Kwanza Norte (Angola), aos quais foi administrado um inquérito por questionário, que pretende avaliar o Comprometimento Organizacional (versão validada por Medeiros, 2003). Os docentes são, na sua maioria, do sexo masculino (70%); com uma média etária de 36,14 anos (DP=6,50); a maioria com Ensino Superior Completo (54%); solteiros (52%); com mais do que dois dependentes (54%); com uma média de serviço de 3,84 anos (DP=1,72) e, em maior percentagem, pertencente ao curso de Administração Pública (40%). Os principais resultados descritivos mostraram que o instrumento possui uma muito boa consistência interna entre os itens (α=0,94), bem como se mostrou capaz de discriminar os sujeitos. Atendendo às bases do comprometimento organizacional observou-se que a Obrigação em permanecer e a Escassez de alternativas traduzem um comprometimento organizacional acima da média, enquanto a dimensão Afetiva, Obrigação pelo desempenho, Afiliativa, Falta de recompensas e oportunidades e Linha consistente de atividade se situam num alto comprometimento. Os resultados diferenciais mostraram que o comprometimento organizacional apresenta variações em função do estado civil e do curso lecionado, mas não com o sexo, o grau académico e número de dependentes. As análises correlacionais mostraram, igualmente, uma correlação estatisticamente positiva e significativa entre o comprometimento organizacional e a idade dos docentes, mas não com os anos de serviço. Investigações futuras devem ser realizadas para que o comprometimento organizacional possa ser compreendido nas suas várias facetas, em amostras com diferentes caraterísticas pessoais e organizacionais.
- Empreendedorismo feminino: características do envolvimento feminino no processo empreendedor - evidências do Brasil e PortugalPublication . Rosa, Daiane da Silva; Santos, José de Freitas; Silva, Ricardo Jorge Oliveira daThe presence of women in entrepreneurship is constantly evolving, and with it the insertion of women in the entrepreneurial process. The present study analyzes the female involvement in the phases of the entrepreneurial process, and seeks to highlight the profile, intention and entrepreneurial attitude of women in Brazil and Portugal, with a look at the startups. As a methodology, the quantitative method was used, using a primary database through an online and secondary survey through the GEM, after analyzing the data and verifying the hypotheses raised, which made it possible to show that the entrepreneur in Brazil is in the age group between the 25 and 34 years old, is motivated by necessity and has greater representativeness than men in the initial businesses (TEA). Already in established businesses, men are more present, as women face barriers that impact so that their enterprises reach the stage of maturity. In Portugal, the entrepreneur is in the age group between 35 and 44 years, is motivated by the opportunity, however, women undertake less than men in both the initial and established businesses, however there has been an increase in gender parity in the entrepreneur who demonstrates that women are seeking their place in entrepreneurship. The study made it possible to show in both countries that the entrepreneurial profile, the intention allied to knowledge, level of education, skills and experience in the business environment, maximize the entrepreneurial attitude of women helping to overcome barriers and collaborating for greater entrepreneurial action, but they will find it easier to find their key partners, financial resources appropriate to the business model, and they will be more prepared, so they will be more open to riskier deals like startups.
- As mudanças de posição no violino: processo de ensino-aprendizagem e aperfeiçoamento técnicoPublication . Rodrigues, Catarina Filipa Coelho; Vieira, Vítor Macedo Antunes; Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da; Reis, José RicardoA fim da concretização do Mestrado em Ensino de Música, foi elaborado o presente relatório de estágio que engloba o relatório da prática de ensino supervisionada, assim como um projeto de intervenção, realizados na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave. No que concerne à prática de ensino supervisionada, são primariamente apresentadas a contextualização histórica e a caracterização organizacional da ARTAVE. Neste sentido, são descritos os eixos estruturantes do projeto educativo, as ofertas educativa e curricular, bem como as atividades escolares e artísticas fomentadas pela instituição. Posteriormente, encontram-se expostas as aulas observadas e as aulas lecionadas supervisionadas, culminando toda esta secção numa reflexão global acerca da prática de ensino supervisionada. O projeto de intervenção explora a temática das mudanças de posição no violino, focando-se no seu processo de ensino-aprendizagem e de aperfeiçoamento técnico. É, portanto, descrita toda a estrutura organizativa da realização de um workshop, assim como a análise detalhada dos seus resultados.