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Advisor(s)
Abstract(s)
Este seminário pretendeu actualizar o estado da arte na abordagem da
(dis)função respiratória da criança, uma vez que, nesta área, o
fisioterapeuta amplificou os limites de actuação, para além do modelo
biomédico. Num dos extremos encontra-se a intervenção comunitária,
cujo modelo propicia a educação e promoção de saúde, privilegiando
estratégias que capacitem o cuidador; no outro extremo inclui-se a
intervenção do fisioterapeuta nos cuidados intensivos e na agudização da
doença.
A intervenção do fisioterapeuta centra-se cada vez mais numa
abordagem holística, tendo como objectivo não só o tratamento da
afecção do sistema que está na base da (dis)função mas também das
repercussões fisiológicas, funcionais e sociais para a criança e
cuidadores, sendo também responsável pela actuação sobre os factores
ambientais. Desta forma, este seminário tornou-se pertinente não só para
fisioterapeutas que trabalhem directamente com crianças com patologia
cárdio-respiratória, mas também àqueles cujo âmbito de intervenção seja
mais direccionado para outras áreas ou condições de saúde, de forma a
potenciar o modelo de transporte de O2. De facto, a abordagem da (dis)
função respiratória da criança deve estar implícita em qualquer processo
de (re)educação, sendo fundamental em casos como a paralisia cerebral,
doenças neuromusculares, alterações posturais, doenças auto-imunes,
entre outras. Pelas suas importantes repercussões no sistema cárdiorespiratório
da criança, torna-se fundamental alertar o fisioterapeuta para
um conjunto de estratégias que potenciem a sua intervenção. O
seminário pretendeu também ter um carácter multidisciplinar, contando
com a presença de preletores nacionais e internacionais, referências
nas várias áreas das profissões de saúde.
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iFisionline