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Satisfação de um doente num serviço de Medicina Nuclear

dc.contributor.advisorPimenta, Rui Assunção Esteves
dc.contributor.advisorFerreira, Pedro Lopes
dc.contributor.authorMoreira, Selma Rivca Almeida Sequeira
dc.date.accessioned2024-01-29T10:26:01Z
dc.date.available2024-01-29T10:26:01Z
dc.date.issued2023-11-20
dc.description.abstractA satisfação do doente é um conceito multidimensional que pretende avaliar em que grau os cuidados de saúde correspondem às expectativas do doente. Assim, conhecer o nível de satisfação do doente num serviço de Medicina Nuclear promove alterações estratégicas ao nível da gestão, com vista na melhoria contínua. Identificar os determinantes da satisfação do doente no Serviço de Medicina Nuclear do IPO Porto; avaliar a satisfação nas suas diferentes dimensões; comparar a satisfação do doente de acordo com as características sociodemográficas, experiência prévia no serviço e tipo de exame realizado; realizar uma Análise de Importância-Desempenho (IPA). Realizou-se um estudo observacional, transversal, analítico, por Questionário Autoaplicado – Questionário SatUtil - MCDTAd v5, de 2018/2019, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, para avaliar a satisfação. Analisou-se a Fiabilidade do Instrumento e verificou-se a estrutura fatorial do mesmo. Recorreu-se à estatística descritiva para caracterizar a amostra e à análise inferencial para relacionar a satisfação do doente com as características sociodemográficas, experiência prévia e tipologia de exame. Utilizou-se um nível de significância de 0,05 (α=0,05) em toda a análise inferencial. Participaram 362 doentes adultos, 293 mulheres e 69 homens, com idade média ± desvio padrão (DP) de 55,6 ± 11,3 anos. As médias ± DP de satisfação com a “Admissão e Receção”, com o “Profissional de Saúde”, com as Condições Físicas” e com a “Satisfação Global” foram de 4,21 ± 0,704, 4,45 ± 0,617, 3,70 ± 0,753 e 4,68 ± 0,412, respetivamente. Não se verificou evidência estatística de influência do sexo ou da classe etária na satisfação. Verificou-se evidência estatística para afirmar que a satisfação com a “Admissão e Receção” é diferente, consoante o grau de ensino e a experiência prévia, mostrando-se mais satisfeitos os doentes com ensino médio ou superior (p<0,001) e os que frequentam o Serviço pela 1ª vez (p=0,011). Verificou-se também evidência estatística para afirmar que os doentes que realizam PET/CT estão mais satisfeitos com as “Condições Físicas” (p=0,002). O estudo realizado permitiu perceber o nível de satisfação dos doentes, sendo fundamental que as instituições de saúde se preocupem com este conceito, a fim de garantir uma experiência positiva e de melhorar a qualidade dos cuidados prestados.pt_PT
dc.identifier.tid203472128pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24750
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSatisfação do doentept_PT
dc.subjectQualidade em saúdept_PT
dc.subjectIPApt_PT
dc.subjectQuestionáriopt_PT
dc.subjectMedicina Nuclearpt_PT
dc.titleSatisfação de um doente num serviço de Medicina Nuclearpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão das Organizaçõespt_PT

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