Repository logo
 
Publication

A Influência das plataformas educacionais digitais no ensino primário: um estudo de caso sobre a plataforma Participa +

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Paula de Fátima Peres Teixeira
dc.contributor.authorBarroso, Caratina Loureiro
dc.date.accessioned2024-12-12T11:23:28Z
dc.date.available2024-12-12T11:23:28Z
dc.date.issued2024-07-02
dc.description.abstractAtualmente, torna-se cada vez mais evidente da importância e impacto das Tecnologias de Comunicação e Informação em contexto escolar. As TIC possuem um papel transformador que eleva os métodos educacionais, proporcionando uma maior interação, empenho e motivação dos alunos. Alguns estudos apontam que é um meio de aquisição de novas competências tecnologias contribuindo para a otimização dos modelos educacionais. A inserção de práticas tecnológicas nas escolas conduziu para a integração de plataformas digitais nos processos de ensino que emergem com vista a transformar os métodos de ensino e aprendizagem. Evidenciam-se como uma ferramenta útil que simplifica o processo de criação de conteúdos, planeamento e organização de atividades pedagógicas. Caracterizam-se ainda como um espaço que estimula a aprendizagem criativa e autónoma dos alunos e um meio de partilha e difusão de informações e conhecimentos. O objetivo da presente investigação prende-se em compreender de que modo a plataforma Participa+ influencia os processos de ensino adotados pelos professores de Atividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo no Município da Maia. Deste modo, a metodologia de investigação é um estudo de caso à plataforma, por meio de um inquérito por questionário. Os resultados obtidos permitiram responder à problemática de investigação, que a plataforma Participa+ influencia os processo de ensino dos professores a partir do desenvolvimento de competências tecnológicas do corpo docente, da facilitação na criação de materiais didáticos, na possibilidade de gerar interação entre alunos e professores e no aumento de motivação dos alunos e dos professores.pt_PT
dc.description.abstractThe importance and impact of Information and Communication Technologies in the school context is becoming increasingly clear. ICT has a transformative role that elevates educational methods, providing greater interaction, commitment and motivation for students. Some studies suggest that it is a means of acquiring new technological skills, helping to optimise educational models. The introduction of technological practices in schools has led to the integration of digital platforms into teaching processes, which are emerging with a view to transforming teaching and learning methods. They are a useful tool that simplifies the process of creating content, planning and organising teaching activities. They are also characterised as a space that stimulates students' creative and autonomous learning and a means of sharing and disseminating information and knowledge. The aim of this research is to understand how the Participa+ platform influences the teaching processes of teachers of Curricular Enrichment Activities in the 1st cycle in the municipality of Maia. The research methodology is a case study of the platform, using a questionnaire survey. The results obtained made it possible to answer the research question, which is that the Participa+ platform influences teachers' teaching processes by developing their technological skills, facilitating the creation of teaching materials, generating interaction between students and teachers and increasing student and teacher motivation.pt_PT
dc.identifier.tid203749316pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26770
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTICpt_PT
dc.subjectPlataformas digitaispt_PT
dc.subjectParticipa+pt_PT
dc.subjectProcessos de ensinopt_PT
dc.subjectICTpt_PT
dc.subjectTeaching processespt_PT
dc.subjectDigital platformspt_PT
dc.titleA Influência das plataformas educacionais digitais no ensino primário: um estudo de caso sobre a plataforma Participa +pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria em Comunicação Digitalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Catarina_Barroso_MACD_2024.pdf
Size:
1.37 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: