Repository logo
 
Publication

Experiências de ensino: Aprendizagem de flauta de bisel no 2º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorHiney, Aoife
dc.contributor.authorCarneiro, Maria Alexandra Dias Madeira
dc.date.accessioned2024-07-25T13:34:43Z
dc.date.available2024-07-25T13:34:43Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractEste projeto de investigação visa explorar as experiências de ensino-aprendizagem da flauta de bisel no 2º Ciclo do Ensino Básico, da perspetiva dos alunos. A literatura académica demonstra a importância do ensino-aprendizagem de um instrumento no âmbito da Educação Musical, e as dinâmicas do ensino-aprendizagem do instrumento em grupo. A flauta de bisel, devido ao seu baixo custo e à facilidade de transporte, torna- se um instrumento acessível para crianças no 2º ciclo do Ensino Básico; no entanto, os estudos mais recentes sobre o ensino-aprendizagem da flauta de bisel no contexto do 2º ciclo do Ensino Básico, partem da perspetiva dos professores. Portanto, o presente estudo foca-se nas experiências dos alunos, através da realização de entrevistas. Os resultados demonstram o gosto que os alunos têm pela flauta, e a importância das atividades musicais de conjunto nesta faixa etáriapt_PT
dc.description.abstractThe aim of this research project was to explore experiences of teaching and learning the recorder in the context of the 2nd cycle of Basic Education, from the perspective of the pupils. The academic literature demonstrates the importance of instrumental teaching/learning within primary music education, and the dynamics of group instrumental teaching/learning. Due to its low cost and easy transportation, the recorder is considered an accessible instrument for children completing the 2nd cycle of Basic Education. However, more recent studies relating to recorder teaching and learning in the 2nd cycle of Basic Education examined the perspectives of the teachers. Thus, this project focused on the experiences of the pupils, through interviews. The results demonstrate that the pupils enjoy playing the recorder, and the importance of group music-making with this age grouppt_PT
dc.identifier.tid203667395
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25816
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFlauta de biselpt_PT
dc.subjectAprendizagem instrumental em grupopt_PT
dc.subjectCompetências musicais e transversaispt_PT
dc.subjectFazer musicalpt_PT
dc.subjectIdentidade musicalpt_PT
dc.subjectRecorder, 2nd cycle of Basic Educationpt_PT
dc.subjectGroup instrumental teaching/learningpt_PT
dc.subjectGroup music-makingpt_PT
dc.subjectMusical identitypt_PT
dc.titleExperiências de ensino: Aprendizagem de flauta de bisel no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Maria Carneiro_2024.pdf
Size:
879.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: