Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Criação de um modelo conceptual de logística inversa, para operadores logísticos, no setor vestuário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ricardo_Janeiro_ML_2018.pdf4.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As novas gerações carregam o peso do contributo para a criatividade, a inovação e a sustentabilidade, e a incógnita tão procurada para enfrentar este desafio, encontra-se nas nossas mãos – A Internet. Atravessamos uma Era Digital de inovação tecnológica e cultural, incomparável em toda história redigida da Humanidade, onde a partilha de ideias e oportunidades é praticamente espontânea. Estima-se que hoje, cerca de 4 Biliões de “cabeças pensadoras” (53% da população mundial) navegam, partilham e consomem na World Wide Web, abrindo horizontes para o conhecimento e para a inovação. É neste âmbito que, com espírito de contributo e inovação, é elaborado este projeto de investigação para conclusão do Mestrado em Logística pela APNOR no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, que visa a exploração de um tema relativamente recente no âmbito industrial: a Logística Inversa. O tema do projeto debruça-se sobre um caso de estudo de logística inversa no setor vestuário, em rigor, o mercado outlet. O caso apresentado é desenrolado na atividade logística realizada, por um operador logístico português, a uma marca, também portuguesa, de venda de acessórios de bijuteria e vestuário. O objetivo do projeto está focado na comparação do modelo utilizado atualmente para a operação com modelos expostos no estado da arte, e, finalmente, o desenho de um modelo conceptual de logística inversa, para operadores logísticos no setor vestuário. O segundo principal objetivo deste projeto é a análise e procura de oportunidades de melhoria de modo, a acrescentar valor à atividade e torna-la mais eficiente. Para tal são utilizadas ferramentas Lean e de Gestão de Cadeia de Abastecimento.
The new generations carry the responsability of contribution for creativity, innovation and sustainability, and the incognito so sought after to meet this challenge, lies in our hands - The Internet. In these days, we cross a Digital Age with the most advanced technological and cultural innovation that we have ever witnessed in the whole written history of Humanity. We estimate that about 4 Billion “thinkers” (53% of the world’s population) browse, share and consume in the World Wide Web, expanding the horizons for knowledge and innovation. With the will of contribution and aiming the conclusion of a Master’s Degree in Logistics by APNOR, in the Superior Institute of Accounting and Administration of Porto, this research project was written. The main subject discussed in this project are the Reverse Logistics in the Clothing and Fashion Industry, a topic that we can consider underexplored. The case study focus on a logistics activity for the Outlet Retail of accessories and clothing produced by a portuguese fashion company, operated by a, also portuguese, Third-Party Logistics (3PL). The main goal of this work is to study the actual business and process model used by the portuguese 3PL, compare it to other existing models in the state of art, and, finally, design a conceptual model for 3PL’s reverse logistics activities in the Clothing and Fashion Industry. The second main goal is to analyze the actual processes and look for improvement opportunities, in order to add value to the present activity by making it more efficient. Lean and Supply Chain Management tools were used for this purpose.

Description

Keywords

Logística Logística inversa Gestão da cadeia de abastecimento Outlet Off-price Mapeamento da cadeia de valor Lean Modelo conceptual Reverse logistics Conceptual model Off-price Logistics Supply chain management Value stream mapping

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License