Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorSilva, Ana Sofia do Vale Ferreira
dc.date.accessioned2018-07-30T11:46:39Z
dc.date.available2018-07-30T11:46:39Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente relatório de estágio descreve e analisa o desenvolvimento profissional da formanda, toda a ação efetivada no contexto de creche, com um grupo de crianças com idades entre 12 e 24 meses e no contexto de educação pré-escolar numa sala com um grupo heterogêneo, com idades entre três e seis anos. Encontram-se explanados os processos educativos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, inerentes à metodologia de investigação-ação, que nortearam a ação da mestranda, sendo essenciais ao processo de desenvolvimento profissional da formanda. Para a fundamentação dos processos educativos a mestranda serviu-se de referentes teóricos e legais, apoiando e sustentando as práticas da formanda ao longo do estágio em ambas as valências. Ao longo do relatório evencia-se o papel do/a educador/a de infância, pretendendo-se constatar todo o processo de desenvolvimento das competências profissionais da mestranda adotando uma postura indagatória e reflexiva sobre as suas práticas de forma a colmatar algumas dificuldades e construir a sua identidade profissional. Ademais, evidencia-se a imagem da criança como ser competente, que deve ser observado, escutado e respeitado, detentor de capacidades de ser sujeito e agente do seu processo de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report describes and analyzes the professional development of the master´s student and all the action taken in the daycare setting with a group of children´s between the ages of twelve and twenty-four months, and in the context of preschool education in a room with a heterogeneous group, with ages ranging from three to six years. The educational processes of observation, planning, action, reflection and evaluation, which are inherent to the actionresearch methodology, are exposed, which guided the master´s student, being essential to the process of professional development. For the substantiation of the educational processes the master´s student served on theoretical and legal references, supporting and sustaining the practices of the master´s student throughout the stage in both valences. Throughout the report the role of the childhood educator was evidenced, aiming to verify the entire process of developing the professional skills of the master student adopting an investigative and reflective attitude about their practices in order to overcome some difficulties and build their professional identity. In addition, the child's image is shown as being competent, which must be observed, listened to and respected, possessing the capacity to be subject and agent of their learning process.pt_PT
dc.identifier.tid201976820
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11795
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectDaycare
dc.subjectPreschool
dc.subjectChild
dc.subjectAction research
dc.titleRelatório de estágio da prática educativa supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaValeSilva_2018.pdf
Size:
806.04 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: