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Advisor(s)
Abstract(s)
A profissão docente, como é indicado por diferentes autores (Duarte, 2016; Nóvoa, 2017;
Roldão, 2005), apresenta especificidades que a distinguem das demais profissões. Mais ainda, reconhece-se que
a docência nos anos iniciais − em Portugal, no 1.º ciclo do Ensino Básico − tem características próprias, inerentes
a tal nível de ensino. De acordo com López Rosales (2012), salientam-se duas: i) uma maior aproximação e
relação com a comunidade educativa; ii) uma ação curricular generalista, que integra uma ampla variedade de
áreas do saber.
É também o professor do 1.º ciclo que, em determinadas práticas educativas intencionais no âmbito da
educação de adultos, pode atuar como docente. De alguma forma, para que seja possível uma alfabetização com
contornos de promoção funcional de competências de literacia e, em simultâneo, de uma afirmação social mais
abrangente, pela aquisição de novos saberes, desenvolvimento de competências cívicas e políticas, ampliação
de interesses profissionais (Freire, 1987; Rothes, 2009; Távora, Vaz e Coimbra, 2012).Aquele profissional será,
assim, o intermediário que clarifica as possibilidades educativas de um público de maior idade, porventura como
o resultado de uma interação dialógica entre sistema educativo, realidade laboral e os diferentes contextos de
uma comunidade (Pires, 2002).
Independentemente de tais aspetos, pode falar-se de uma identidade docente, elaborada ao longo
do tempo, e que se associa a um conjunto de representações dinâmicas construídas sobre si mesmo e os
outros, resultantes de diversos processos biográficos e relacionais, vinculados a um contexto sócio-histórico e
profissional particular (Alves-Mazzotti, 2008; Vaillant, 2010).
Com o presente trabalho, pretende-se compreender de que modo professores do 1.º ciclo do Ensino
Básico, que, todavia, trabalharam no âmbito da alfabetização de adultos, conceptualizam essa identidade
profissional e estruturam a (auto)representação da profissão (note-se, professor do 1.º ciclo do Ensino Básico),
após aquela experiência de docência com um público distinto. Para isso, considerando a participação de 5
docentes que lecionaram, durante pelo menos um ano letivo, em projetos de educação de adultos, recolheramse
as respetivas narrativas pessoais, nas quais cada um refletiu sobre a profissão e, também, a sua ação na
mesma, não esquecendo aquela particularidade do percurso profissional vivenciado.
Description
Keywords
1.º Ciclo do Ensino Básico Identidade Representações Educação de Adultos
Citation
Duarte, P., Moreira, A. I., & Gomes, R. (2019). "Eu continuo a ser...": A identidade e (auto)representação de professores do 1.º Ciclo que trabalham na educação de adultos. Em P. Duarte, A. I. Moreira, F. L. Diogo, D. M. Fernandes, D. A. Ribeiro, J. A. Costa, & M. B. Canha (orgs.), O 1.º Ciclo do Ensino Básico: Que identidade(s)? (pp. 51-65). Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.