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Comunicação em saúde: avaliação da satisfação da comunicação do utente com os profissionais de saúde

dc.contributor.advisorOliveira, Adriana José Veloso de
dc.contributor.authorSantos, Maria José Carneiro dos
dc.date.accessioned2022-02-09T09:51:46Z
dc.date.available2022-02-09T09:51:46Z
dc.date.issued2021-12-14
dc.description.abstractEste trabalho tem na sua base a temática da comunicação em saúde entre o profissional de saúde e o utente. Esta temática assume grande relevância e pertinência ser abordada, pois faz parte do plano de intervenção em saúde, uma vez que não é possível tratar de alguém sem se comunicar, garantindo, assim, a otimização de cuidados. Nesta perspetiva torna-se crucial que o profissional de saúde adquira um conjunto de competências comunicacionais, para que possa perceber o que lhe é transmitido, permitindo a realização de um plano ajustado e que corresponda às necessidades do utente e da família. A comunicação em saúde surge, desta forma, como pilar primordial na abordagem ao doente, pois existe uma necessidade intrínseca de compreender o outro e de este compreender o profissional de saúde, tendo como indicador fundamental a avaliação da satisfação dos utentes. Neste seguimento, define-se como objetivo principal avaliar a satisfação do utente na comunicação com profissionais de saúde. Para responder ao objetivo, adotou-se a metodologia quantitativa, os dados foram recolhidos com recurso a um inquérito por questionário que estava validado para a população portuguesa (Santos, 2013). Os dados foram recolhidos junto de 371 utentes do serviço de consultas externas no Centro hospitalar do Norte (CHUSJ). A análise dos dados permite concluir que os utentes apresentam elevadas frequências de satisfação com a comunicação, destacando-se que os participantes estão maioritariamente satisfeitos ou muito satisfeitos com o respeito (83.3%) seguido da comunicação verbal (83.0%). Em termos de insatisfação, verifica-se que a dimensão que reúne uma maior frequência de insatisfação ou muita insatisfação foi a dimensão resolução de problemas (8.3%). Não se verificaram diferenças estatísticas mediante tipo de respondente (utente ou acompanhante), sexo e tipo de residência (urbano ou rural), à exceção da satisfação com a dimensão material de apoio onde os utentes do meio urbano estão menos satisfeitos do que os do meio rural. As dimensões que estão mais associadas com a satisfação global foi a empatia, seguida da comunicação não-verbal e do respeito. Em suma, a satisfação dos utentes na comunicação com os profissionais de saúde apresenta-se como positiva, sugerindo-se, no entanto, ser pertinente reforçar melhorias em resposta a dimensão resolução de problemas.pt_PT
dc.identifier.tid202929744pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19838
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação em saúdept_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicação profissional saúde-utentept_PT
dc.subjectSatisfaçãopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleComunicação em saúde: avaliação da satisfação da comunicação do utente com os profissionais de saúdept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão das Organizaçõespt_PT

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