Repository logo
 
Publication

Ferramentas pedagógicas para o treino de competências de comunicação em saúde

dc.contributor.authorDores, Artemisa Rocha
dc.contributor.authorSousa, Zita
dc.contributor.authorMartins, Helena
dc.contributor.authorReis, Ana
dc.contributor.authorSalgado, Ana
dc.contributor.authorMagalhães, Andreia
dc.date.accessioned2019-07-04T12:03:00Z
dc.date.available2019-07-04T12:03:00Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA investigação no domínio da comunicação nos contextos de saúde tem evidenciado a sua relevância, designadamente na promoção da adesão terapêutica, da confiança no profissional de saúde, da adaptação à doença crónica e no controlo da dor. No entanto, alguns trabalhos revelam que as competências relacionais podem declinar ao longo dos anos de formação e da prática clínica, pelo que a formação académica tradicional não parece assegurar o desenvolvimento deste tipo de competências. Diversos autores defendem mesmo que o desafio central na formação dos profissionais de saúde do século XXI é o desenvolvimento das competências comunicacionais. Neste sentido, foi recentemente criada, no nosso país, a Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS), onde a Escola Superior de Saúde – P. Porto (ESS – P. Porto) se faz representar através dos seus docentes da área técnico-científica de Ciências Sociais e Humanas (CSH), alguns dos quais como sócios fundadores. A ESS – P. Porto confere formação na área da saúde, com 12 Licenciaturas, muitas delas com estreita relação com os utentes/doentes, famílias e cuidadores ou no âmbito de uma equipa multidisciplinar. Considerando a relevância da aprendizagem experiencial, neste trabalho são apresentadas as práticas pedagógicas da unidade curricular (UC) de Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais. Os principais objetivos são o desenvolvimento de competências de comunicação em saúde, de relacionamento interpessoal e de desenvolvimento pessoal do profissional de saúde, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Esta UC integra os curricula de diferentes licenciaturas, como Ciências Biomédicas Laboratoriais, Ortóptica, Osteopatia, Imagem Médica e Radioterapia, com as devidas adaptações à especificidade de cada exercício profissional. Decorre ao longo de 15 semanas e caracteriza-se por uma forte integração teórico-prática, colocando particular ênfase na metodologia ativa, por recurso à utilização de técnicas como o role-play, as dinâmicas de grupo e o visionamento e discussão de vídeos, que serão descritas detalhadamente neste trabalho. A avaliação da UC, além de recolher evidência acerca da aquisição das competências desenvolvidas, procura constituir-se um instrumento de aprendizagem. A diversidade de elementos de avaliação, o fornecimento das grelhas de correção, a auto e hetero-avaliação foram desenhadas com este propósito. Neste trabalho, esperamos contribuir para a sensibilização para esta temática e para a definição entre pares de linhas orientadoras sobre as melhores práticas pedagógicas, na promoção de competências de comunicação dos futuros profissionais de saúde. Neste sentido, e procurando promover a transferibilidade desta experiência pedagógica alémfronteiras, procedeu-se recentemente à sua apresentação na reunião da Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – rRACS (Lisboa, 2017), prática que se procura agora replicar internamente no âmbito deste congresso.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDores, A. R., Sousa, Z., Martins, H., Reis, A., Salgado, A., & Magalhães, A. (2017). Ferramentas pedagógicas para o treino de competências de comunicação em saúde. CNaPPES 2017, 61–67.
dc.identifier.isbn978-989-99598-9-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14259
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://cnappes.org/cnappes-2017/files/2018/06/Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdfpt_PT
dc.subjectComunicação em saúdept_PT
dc.subjectCompetências transversaispt_PT
dc.subjectFormação de profissionais de saúdept_PT
dc.titleFerramentas pedagógicas para o treino de competências de comunicação em saúdept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage67pt_PT
oaire.citation.startPage61pt_PT
oaire.citation.titleCNaPPES 2017pt_PT
person.familyNameDores
person.familyNameSousa
person.familyNameReis
person.familyNameSalgado
person.familyNameMagalhães
person.givenNameArtemisa
person.givenNameZita
person.givenNameAna
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameAndreia Carla Fonseca
person.identifier.ciencia-id6B12-301B-4A0F
person.identifier.ciencia-id9015-DE5A-33F7
person.identifier.orcid0000-0003-4595-9816
person.identifier.orcid0000-0002-6305-0414
person.identifier.orcid0000-0002-0986-6092
person.identifier.orcid0000-0002-8237-9522
person.identifier.orcid0000-0001-5067-5717
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7
relation.isAuthorOfPublication60721f52-9780-4d65-8cf4-7750c08e473a
relation.isAuthorOfPublication7d7a1d54-0437-4feb-b34d-327cad6dfb0f
relation.isAuthorOfPublication07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110
relation.isAuthorOfPublication778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery60721f52-9780-4d65-8cf4-7750c08e473a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_ArtemisaDores_2017.pdf
Size:
200.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: