Publication
Ferramentas pedagógicas para o treino de competências de comunicação em saúde
dc.contributor.author | Dores, Artemisa Rocha | |
dc.contributor.author | Sousa, Zita | |
dc.contributor.author | Martins, Helena | |
dc.contributor.author | Reis, Ana | |
dc.contributor.author | Salgado, Ana | |
dc.contributor.author | Magalhães, Andreia | |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T12:03:00Z | |
dc.date.available | 2019-07-04T12:03:00Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A investigação no domínio da comunicação nos contextos de saúde tem evidenciado a sua relevância, designadamente na promoção da adesão terapêutica, da confiança no profissional de saúde, da adaptação à doença crónica e no controlo da dor. No entanto, alguns trabalhos revelam que as competências relacionais podem declinar ao longo dos anos de formação e da prática clínica, pelo que a formação académica tradicional não parece assegurar o desenvolvimento deste tipo de competências. Diversos autores defendem mesmo que o desafio central na formação dos profissionais de saúde do século XXI é o desenvolvimento das competências comunicacionais. Neste sentido, foi recentemente criada, no nosso país, a Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde (SP3CS), onde a Escola Superior de Saúde – P. Porto (ESS – P. Porto) se faz representar através dos seus docentes da área técnico-científica de Ciências Sociais e Humanas (CSH), alguns dos quais como sócios fundadores. A ESS – P. Porto confere formação na área da saúde, com 12 Licenciaturas, muitas delas com estreita relação com os utentes/doentes, famílias e cuidadores ou no âmbito de uma equipa multidisciplinar. Considerando a relevância da aprendizagem experiencial, neste trabalho são apresentadas as práticas pedagógicas da unidade curricular (UC) de Psicologia da Comunicação e das Relações Interpessoais. Os principais objetivos são o desenvolvimento de competências de comunicação em saúde, de relacionamento interpessoal e de desenvolvimento pessoal do profissional de saúde, numa lógica de aprendizagem ao longo da vida. Esta UC integra os curricula de diferentes licenciaturas, como Ciências Biomédicas Laboratoriais, Ortóptica, Osteopatia, Imagem Médica e Radioterapia, com as devidas adaptações à especificidade de cada exercício profissional. Decorre ao longo de 15 semanas e caracteriza-se por uma forte integração teórico-prática, colocando particular ênfase na metodologia ativa, por recurso à utilização de técnicas como o role-play, as dinâmicas de grupo e o visionamento e discussão de vídeos, que serão descritas detalhadamente neste trabalho. A avaliação da UC, além de recolher evidência acerca da aquisição das competências desenvolvidas, procura constituir-se um instrumento de aprendizagem. A diversidade de elementos de avaliação, o fornecimento das grelhas de correção, a auto e hetero-avaliação foram desenhadas com este propósito. Neste trabalho, esperamos contribuir para a sensibilização para esta temática e para a definição entre pares de linhas orientadoras sobre as melhores práticas pedagógicas, na promoção de competências de comunicação dos futuros profissionais de saúde. Neste sentido, e procurando promover a transferibilidade desta experiência pedagógica alémfronteiras, procedeu-se recentemente à sua apresentação na reunião da Rede Académica das Ciências da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – rRACS (Lisboa, 2017), prática que se procura agora replicar internamente no âmbito deste congresso. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Dores, A. R., Sousa, Z., Martins, H., Reis, A., Salgado, A., & Magalhães, A. (2017). Ferramentas pedagógicas para o treino de competências de comunicação em saúde. CNaPPES 2017, 61–67. | |
dc.identifier.isbn | 978-989-99598-9-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/14259 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Setúbal | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://cnappes.org/cnappes-2017/files/2018/06/Livro_Atas_CNaPPES_2017.pdf | pt_PT |
dc.subject | Comunicação em saúde | pt_PT |
dc.subject | Competências transversais | pt_PT |
dc.subject | Formação de profissionais de saúde | pt_PT |
dc.title | Ferramentas pedagógicas para o treino de competências de comunicação em saúde | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 67 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 61 | pt_PT |
oaire.citation.title | CNaPPES 2017 | pt_PT |
person.familyName | Dores | |
person.familyName | Sousa | |
person.familyName | Reis | |
person.familyName | Salgado | |
person.familyName | Magalhães | |
person.givenName | Artemisa | |
person.givenName | Zita | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | Andreia Carla Fonseca | |
person.identifier.ciencia-id | 6B12-301B-4A0F | |
person.identifier.ciencia-id | 9015-DE5A-33F7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4595-9816 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6305-0414 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0986-6092 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8237-9522 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5067-5717 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7 | |
relation.isAuthorOfPublication | 60721f52-9780-4d65-8cf4-7750c08e473a | |
relation.isAuthorOfPublication | 7d7a1d54-0437-4feb-b34d-327cad6dfb0f | |
relation.isAuthorOfPublication | 07b09756-eeb2-49e4-9120-28e9fd982110 | |
relation.isAuthorOfPublication | 778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 60721f52-9780-4d65-8cf4-7750c08e473a |