Publication
A identidade do professor: desafios colocados pela globalização*
dc.contributor.author | Cardoso, Maria InĆŖs Silva Teixeira | |
dc.contributor.author | Batista, Paula Maria Fazendeiro | |
dc.contributor.author | Graça, Amândio Braga Santos | |
dc.date.accessioned | 2019-01-28T13:03:01Z | |
dc.date.available | 2019-01-28T13:03:01Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A globalização veio provocar alteraƧƵes profundas nas estruturas das sociedades contemporĆ¢neas e, concomitantemente, na expressĆ£o e teorização da identidade. O presente estudo traz a debate os desafios colocados Ć (re)construção da identidade do professor, que se deslocou de um nĆvel de nĆ£o reflexividade para um metanĆvel de atividade reflexiva e crĆtica, pondo em tensĆ£o a unidade e a continuidade da identidade, nas dimensƵes individual e coletiva, de onde pode emergir o sujeito da transformação social. Tratando-se de um processo interativo de (re)construção de sentido, a identidade do professor nĆ£o dispensa a prĆ”tica comunicacional e requer um pensamento reflexivo crĆtico e uma intervenção ativa, que depende do envolvimento do professor e estĆ” relacionado com o profissionalismo e a competĆŖncia profissional. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1413-24782016216520 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/12763 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Identidade | pt_PT |
dc.subject | Identidade profissional | |
dc.subject | Comunidade de prƔtica | |
dc.title | A identidade do professor: desafios colocados pela globalização* | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 390 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 65 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 371 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Brasileira de Educação | pt_PT |
oaire.citation.volume | 21 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |