Repository logo
 
Publication

O impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCruz, Mário Rui Domingues Ferreira da
dc.contributor.authorRibeiro, Henrique José Vieira
dc.date.accessioned2021-07-22T13:50:45Z
dc.date.available2021-07-22T13:50:45Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente estudo, “O impacto da música no Ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico”, foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado de Ensino em Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo entender o potencial do uso da música como recurso didático no ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório fundamenta-se em estudos desenvolvidos por diferentes investigadores que defendem que a música é uma ferramenta importante no desenvolvimento integral da criança, visto que a música acompanha o ser humano desde a sua nascença até ao último suspiro. No contexto educativo, é inegável o papel da música face aos múltiplos benefícios que esta possui. O uso da música em contexto didático é uma estratégia útil e eficaz que possibilita a aproximação do professor com os alunos, sendo que o meu estudo se centra no recurso à música no desenvolvimento das seguintes atividades: acolhimento e fecho da aula; motivação; exploração de vocabulário e expressões; controlo comportamental; lengalengas e storytelling. O estudo empírico que se realizou na Prática de Ensino Supervisionada (PES) baseia-se num estudo de natureza etnográfica e com contornos de investigação-ação. Primeiramente, desenvolvemos uma análise documental de planificações, que tivemos oportunidade de implementar no nosso contexto de estágio. Também criámos um questionário e aplicámos o mesmo junto dos professores de inglês do 1º Ciclo do Ensino Básico. Por último, também recolhemos notas de campo sobre os comportamentos dos alunos durante a aplicação das atividades baseadas na canção. Através dos resultados obtidos foi possível obter uma perceção fundamentada acerca da importância da música no contexto didático, sendo possível verificar as áreas que esta influencia e de que forma pode ajudar o aluno no seu desenvolvimento global.pt_PT
dc.description.abstractThe present study “The impact of Music in the Teaching of English in the Elementary School” was carried out with the purpose of the final report of the master’s degree. This study is based on several scholars who defend that Music is an important tool in the integral development of the child, since Music accompanies the human being from his birth to his last breath. In the educational context, the role of music is undeniable in view of the multiple benefits it has. The use of music in a didactic context is a useful and effective strategy that allows the teacher to get closer to the students, and my study focuses on the use of music in the development of the following activities: reception and closing of the class; motivation; exploration of vocabulary and expressions; behavioral control; spiels and storytelling. The empirical study that was carried out in Supervised Teaching Practice (STP) is based on a study of an ethnographic nature and with outlines of action-research. First, we developed a documentary analysis of plans, which we had the opportunity to implement in our internship context. We also created a questionnaire and applied it to English teachers in the 1st Cycle of Basic Education. Finally, we also collect field notes on students' behaviors during the application of song-based activities. With the results obtained, we were able to get a well-founded perception in what concerns the importance of music in a didactic context, as it was possible to verify the areas that influences and how it helps a student’s development.pt_PT
dc.identifier.tid202767841
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18152
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectEnfoque Comunicativo Experiencialpt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopt_PT
dc.subjectDiferenciação Pedagógicapt_PT
dc.subjectMusicoterapiapt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectExperiential Communicative Focuspt_PT
dc.subjectCognitive Developmentpt_PT
dc.subjectPedagogical Differentiationpt_PT
dc.subjectMusic Therapypt_PT
dc.titleO impacto da música no ensino de Inglês do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Henrique Ribeiro_2021.pdf
Size:
5.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format