Repository logo
 
Publication

Audição harmónica: importância e estratégias para um desenvolvimento auditivo integral

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCosta, Jorge Alexandre
dc.contributor.advisorMonteiro, Vera
dc.contributor.authorGomes, Sílvia Clara Moreira dos Santos
dc.date.accessioned2017-01-06T12:50:35Z
dc.date.available2017-01-06T12:50:35Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. É um trabalho individual de síntese e de reflexão fundamentada sobre o percurso realizado no estágio, e de investigação com vista à resolução de problemas e conhecimento da realidade das práticas educativas do sistema de ensino especializado de música. Deste modo, é definido o quadro contextual sobre a evolução deste sistema de ensino e as complexidades que o têm caraterizado, o desenvolvimento curricular, particularmente o lugar que a disciplina de Formação Musical ocupa no currículo, e o Conservatório de Música de Paredes. Sobre o percurso formativo desempenhado nesta instituição educativa e sobre os dados recolhidos da observação naturalista não participante das aulas de duas turmas do ensino articulado, é elaborada uma reflexão crítica fundamentada, relativamente a todos os processos didáticos e pedagógicos. Complementarmente é apresentado um projeto de investigação qualitativa realizado no âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação em ensino de Música, tendo em vista a contribuição para uma prática pedagógica mais enriquecida, informada e fundamentada. O objeto de estudo está relacionado com a área disciplinar de Formação Musical, sob o tema Audição Harmónica: importância e estratégias para um desenvolvimento auditivo integral. Os objetivos do projeto visam verificar: i) quais os recursos utilizados e as estratégias e metodologias de ensino praticadas nas aulas de Formação Musical para o desenvolvimento da audição harmónica; ii) quais os objetivos e conteúdos contemplados nos programas da mesma disciplina; iii) que atividades são sugeridas em alguns manuais de Formação Musical. Os dados obtidos permitiram verificar que, apesar da importância atribuída à audição harmónica na formação de músicos, esta competência representa uma das maiores dificuldades dos alunos e, no âmbito da Formação Musical, há pouca diversidade de vivências, experiências musicais e outras atividades contextualizadas musicalmente.pt_PT
dc.description.abstractThis report is part of the scope of the course of Supervised Teaching Practice. It is an individual work of synthesis and reflection based on past experiences on stage, and research to problem solving and knowledge of the reality of the educational practices of the specialized music education system. Thus, it defines the contextual framework of the evolution of the education system and the complexities that have characterized, curriculum development, particularly the place that occupies Musical Training course in the curriculum, and the walls Conservatory of Music. About training course played in this educational institution and on the data collected naturalistic non-participant observation of the classes of the two articulated school classes, it is elaborate a based critical reflection, for all teaching and learning processes. In addition we present a qualitative research project carried out under the course Research Seminar in music education, with a view to contributing to a more enriched teaching practice, informed and reasoned. The object of study is related to the subject area of Musical Training, under the theme Hearing Harmonic: importance and strategies for a full hearing development. The objectives of the project aim to check: i) what are the resources used and the strategies and teaching methods practiced in Musical Training classes for the development of harmonic hearing; ii) what are the objectives and contents covered in the programs of the same discipline; iii) activities that are suggested in some manuals Musical Training. The data obtained showed that despite the importance attached to harmonic hearing in the formation of musicians, this competence is one of the greatest difficulties of students and within the Musical Training, there is little diversity of experiences, musical experiences and other activities musically contextualized.pt_PT
dc.identifier.tid201040824
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9137
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFormação musicalpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectAudição harmónicapt_PT
dc.subjectCompreensão auditivapt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.subjectEstratégias de ensinopt_PT
dc.subjectMusic trainingpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectHarmonic hearingpt_PT
dc.subjectListeningpt_PT
dc.subjectEducational practicespt_PT
dc.subjectTeaching strategiespt_PT
dc.titleAudição harmónica: importância e estratégias para um desenvolvimento auditivo integralpt_PT
dc.title.alternativeRelatório de Estágio para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – ramo Formação Musicalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino da Músicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SilviaGomes_2015.pdf
Size:
37.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: