Publication
Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária
dc.contributor.advisor | Barahal, Jed Anthony | |
dc.contributor.advisor | Chuaqui, Vicente | |
dc.contributor.advisor | Chvets, Oxana | |
dc.contributor.advisor | Marinho, Fernando | |
dc.contributor.author | Coelho, Inês Margarida Abreu | |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T12:23:32Z | |
dc.date.available | 2021-01-28T12:23:32Z | |
dc.date.issued | 2021-01-20 | |
dc.description.abstract | No âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada de Ensino, é relatada na primeira parte desta monografia - nos dois primeiros capítulos -, a atividade desenvolvida em contexto de estágio profissional no Conservatório de Música do Porto, nas disciplinas de Violoncelo, Naipe de Violoncelos e Contrabaixos da Orquestra de Cordas do Secundário e Orquestra de Cordas do Secundário, bem como descreve a instituição de ensino onde o mesmo decorreu. O terceiro capítulo, todavia, é dedicado ao Projeto de Investigação, no qual são exploradas estratégias pedagógicas que visam contribuir para uma melhor performance dos professores de violoncelo quando deparados com a situação de lecionar a alunos com deficiência visual. | pt_PT |
dc.description.abstract | As part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, the first two chapters of this monograph are dedicated to activities undertaken in the context of a professional internship at the Conservatory of Music of Porto, in the subjects of Cello, secondary-level String Orchestra Cello and Double Bass Sectionals and String Orchestra and describe the educational institution where it took place. The third chapter, however, is dedicated to the Research Project, which explores pedagogical strategies that aim to contribute to improving the performance of cello teachers when faced with the situation of instructing visually impaired students. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202595838 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/16775 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Violoncelo | pt_PT |
dc.subject | Deficiência visual | pt_PT |
dc.subject | Estratégias pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Ensino da música | pt_PT |
dc.subject | Cello | pt_PT |
dc.subject | Visual impairment | pt_PT |
dc.subject | Pedagogical strategies | pt_PT |
dc.subject | Music teaching | pt_PT |
dc.title | Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, violoncelo | pt_PT |