Repository logo
 
Publication

Estratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundária

dc.contributor.advisorBarahal, Jed Anthony
dc.contributor.advisorChuaqui, Vicente
dc.contributor.advisorChvets, Oxana
dc.contributor.advisorMarinho, Fernando
dc.contributor.authorCoelho, Inês Margarida Abreu
dc.date.accessioned2021-01-28T12:23:32Z
dc.date.available2021-01-28T12:23:32Z
dc.date.issued2021-01-20
dc.description.abstractNo âmbito da unidade curricular Prática Supervisionada de Ensino, é relatada na primeira parte desta monografia - nos dois primeiros capítulos -, a atividade desenvolvida em contexto de estágio profissional no Conservatório de Música do Porto, nas disciplinas de Violoncelo, Naipe de Violoncelos e Contrabaixos da Orquestra de Cordas do Secundário e Orquestra de Cordas do Secundário, bem como descreve a instituição de ensino onde o mesmo decorreu. O terceiro capítulo, todavia, é dedicado ao Projeto de Investigação, no qual são exploradas estratégias pedagógicas que visam contribuir para uma melhor performance dos professores de violoncelo quando deparados com a situação de lecionar a alunos com deficiência visual.pt_PT
dc.description.abstractAs part of the Supervised Teaching Practice curricular unit, the first two chapters of this monograph are dedicated to activities undertaken in the context of a professional internship at the Conservatory of Music of Porto, in the subjects of Cello, secondary-level String Orchestra Cello and Double Bass Sectionals and String Orchestra and describe the educational institution where it took place. The third chapter, however, is dedicated to the Research Project, which explores pedagogical strategies that aim to contribute to improving the performance of cello teachers when faced with the situation of instructing visually impaired students.pt_PT
dc.identifier.tid202595838pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16775
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVioloncelopt_PT
dc.subjectDeficiência visualpt_PT
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectCellopt_PT
dc.subjectVisual impairmentpt_PT
dc.subjectPedagogical strategiespt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.titleEstratégias pedagógicas para o ensino do violoncelo a alunos com deficiência visual: a partitura como ferramenta secundáriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, violoncelopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Inês_Coelho_MEM_2020.pdf
Size:
7.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: