Publication
Representações sociais e profissionais de docentes de fisioterapia como componente do Ethos escolar
dc.contributor.author | Macedo, Rui | |
dc.date.accessioned | 2024-10-30T16:35:12Z | |
dc.date.available | 2024-10-30T16:35:12Z | |
dc.date.issued | 2012-10 | |
dc.description.abstract | Problemática- É grande a diversidade de elementos que caracterizam e que contribuem para a individualidade e identidade de cada instituição de ensino superior, isto é, que lhe conferem o seu Ethos. As características físicas, geográficas e demográficas, os aspectos sócio-históricos das suas organizações, bem como o conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes evocáveis a partir de perspectivas de análise burocrática, política e cultural traduzem a multidimensionalidade do Ethos. Nessa multidimensionalidade, nem todos elementos que contribuem para a diversidade têm igual impacto nos diferentes fenómenos observados e nos diferentes papeis desempenhados por essas instituições, nomeadamente no desenvolvimento da identidade profissional dos estudantes. É na dimensão educativa do Ethos escolar, em grande medida constituída pelo seu curriculum, explícito e oculto, que se situam os principais elementos com pertinência para a socializacão académica dos estudantes. Os diferentes níveis do curriculum são influenciados pela cultura e identidade das profissões para as quais as instituições conferem a formação pré-graduada. O elevado grau de autonomia dos docentes nas instituições de ensino superior onde são ministrados os cursos de Fisioterapia confere a oportunidade para que as representações que esses docentes possuem acerca da Fisioterapia e dos Fisioterapeutas, influenciem as diferentes fases do curriculum do curso de Fisioterapia contribuindo desta forma para o Ethos Escolar de cada instituição. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Macedo, R. (2012). Representações sociais e profissionais de docentes de fisioterapia como componente do Ethos escolar. 2012 Conference on Intelligent Data Understanding (CIDU 2012), 1, 8913–8930. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 978-146-734-625-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26299 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.proceedings.com/16730.html | pt_PT |
dc.subject | Ethos escolar | pt_PT |
dc.subject | Cultura organizacional | pt_PT |
dc.subject | Representações profissionais | pt_PT |
dc.subject | Curriculum oculto | pt_PT |
dc.title | Representações sociais e profissionais de docentes de fisioterapia como componente do Ethos escolar | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Boulder, Colorado, USA | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 8930 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 8913 | pt_PT |
oaire.citation.title | 2012 Conference on Intelligent Data Understanding (CIDU 2012) | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Macedo | |
person.givenName | Rui | |
person.identifier.ciencia-id | 5D14-CCF2-3091 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9612-1445 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e |