Repository logo
 
Publication

Representações sociais e profissionais de docentes de fisioterapia como componente do Ethos escolar

dc.contributor.authorMacedo, Rui
dc.date.accessioned2024-10-30T16:35:12Z
dc.date.available2024-10-30T16:35:12Z
dc.date.issued2012-10
dc.description.abstractProblemática- É grande a diversidade de elementos que caracterizam e que contribuem para a individualidade e identidade de cada instituição de ensino superior, isto é, que lhe conferem o seu Ethos. As características físicas, geográficas e demográficas, os aspectos sócio-históricos das suas organizações, bem como o conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes evocáveis a partir de perspectivas de análise burocrática, política e cultural traduzem a multidimensionalidade do Ethos. Nessa multidimensionalidade, nem todos elementos que contribuem para a diversidade têm igual impacto nos diferentes fenómenos observados e nos diferentes papeis desempenhados por essas instituições, nomeadamente no desenvolvimento da identidade profissional dos estudantes. É na dimensão educativa do Ethos escolar, em grande medida constituída pelo seu curriculum, explícito e oculto, que se situam os principais elementos com pertinência para a socializacão académica dos estudantes. Os diferentes níveis do curriculum são influenciados pela cultura e identidade das profissões para as quais as instituições conferem a formação pré-graduada. O elevado grau de autonomia dos docentes nas instituições de ensino superior onde são ministrados os cursos de Fisioterapia confere a oportunidade para que as representações que esses docentes possuem acerca da Fisioterapia e dos Fisioterapeutas, influenciem as diferentes fases do curriculum do curso de Fisioterapia contribuindo desta forma para o Ethos Escolar de cada instituição.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMacedo, R. (2012). Representações sociais e profissionais de docentes de fisioterapia como componente do Ethos escolar. 2012 Conference on Intelligent Data Understanding (CIDU 2012), 1, 8913–8930.pt_PT
dc.identifier.issn978-146-734-625-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26299
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstitute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.proceedings.com/16730.htmlpt_PT
dc.subjectEthos escolarpt_PT
dc.subjectCultura organizacionalpt_PT
dc.subjectRepresentações profissionaispt_PT
dc.subjectCurriculum ocultopt_PT
dc.titleRepresentações sociais e profissionais de docentes de fisioterapia como componente do Ethos escolarpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBoulder, Colorado, USApt_PT
oaire.citation.endPage8930pt_PT
oaire.citation.startPage8913pt_PT
oaire.citation.title2012 Conference on Intelligent Data Understanding (CIDU 2012)pt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameMacedo
person.givenNameRui
person.identifier.ciencia-id5D14-CCF2-3091
person.identifier.orcid0000-0001-9612-1445
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery58ef32b4-1b72-4021-a257-cba06e588a3e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
COM_Rui Macedo 1.pdf
Size:
354.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: