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Abstract(s)
Problemática- É grande a diversidade de elementos que caracterizam e que contribuem para a individualidade e identidade de cada instituição de ensino superior, isto é, que lhe conferem o seu Ethos. As características físicas, geográficas e demográficas, os aspectos sócio-históricos das suas organizações, bem como o conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes evocáveis a partir de perspectivas de análise burocrática, política e cultural traduzem a multidimensionalidade do Ethos. Nessa multidimensionalidade, nem todos elementos que contribuem para a diversidade têm igual impacto nos diferentes fenómenos observados e nos diferentes papeis desempenhados por essas instituições, nomeadamente no desenvolvimento da identidade profissional dos estudantes. É na dimensão educativa do Ethos escolar, em grande medida constituída pelo seu curriculum, explícito e oculto, que se situam os principais elementos com pertinência para a socializacão académica dos estudantes. Os diferentes níveis do curriculum são influenciados pela cultura e identidade das profissões para as quais as instituições conferem a formação pré-graduada. O elevado grau de autonomia dos docentes nas instituições de ensino superior onde são ministrados os cursos de Fisioterapia confere a oportunidade para que as representações que esses docentes possuem acerca da Fisioterapia e dos Fisioterapeutas, influenciem as diferentes fases do curriculum do curso de Fisioterapia contribuindo desta forma para o Ethos Escolar de cada instituição.
Description
Keywords
Ethos escolar Cultura organizacional Representações profissionais Curriculum oculto
Citation
Macedo, R. (2012). Representações sociais e profissionais de docentes de fisioterapia como componente do Ethos escolar. 2012 Conference on Intelligent Data Understanding (CIDU 2012), 1, 8913–8930.
Publisher
Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE)