Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Representações sociais e profissionais de docentes de fisioterapia como componente do Ethos escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
COM_Rui Macedo 1.pdf354.2 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Problemática- É grande a diversidade de elementos que caracterizam e que contribuem para a individualidade e identidade de cada instituição de ensino superior, isto é, que lhe conferem o seu Ethos. As características físicas, geográficas e demográficas, os aspectos sócio-históricos das suas organizações, bem como o conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes evocáveis a partir de perspectivas de análise burocrática, política e cultural traduzem a multidimensionalidade do Ethos. Nessa multidimensionalidade, nem todos elementos que contribuem para a diversidade têm igual impacto nos diferentes fenómenos observados e nos diferentes papeis desempenhados por essas instituições, nomeadamente no desenvolvimento da identidade profissional dos estudantes. É na dimensão educativa do Ethos escolar, em grande medida constituída pelo seu curriculum, explícito e oculto, que se situam os principais elementos com pertinência para a socializacão académica dos estudantes. Os diferentes níveis do curriculum são influenciados pela cultura e identidade das profissões para as quais as instituições conferem a formação pré-graduada. O elevado grau de autonomia dos docentes nas instituições de ensino superior onde são ministrados os cursos de Fisioterapia confere a oportunidade para que as representações que esses docentes possuem acerca da Fisioterapia e dos Fisioterapeutas, influenciem as diferentes fases do curriculum do curso de Fisioterapia contribuindo desta forma para o Ethos Escolar de cada instituição.

Description

Keywords

Ethos escolar Cultura organizacional Representações profissionais Curriculum oculto

Citation

Macedo, R. (2012). Representações sociais e profissionais de docentes de fisioterapia como componente do Ethos escolar. 2012 Conference on Intelligent Data Understanding (CIDU 2012), 1, 8913–8930.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE)

CC License