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Advisor(s)
Abstract(s)
A creche representa, atualmente, um dos contextos principais de desenvolvimento de bebés, sendo a
transição do contexto familiar para a creche um momento crítico para os bebés e respetivas famílias (e.g., Balaban, 2011; Merril, 2010). O presente estudo visa descrever as práticas de transição de bebés do contexto
familiar para a creche, implementadas em instituições da grande área metropolitana do Porto, Portugal, assim
como conhecer a utilidade destas práticas tal como percebida pelos profissionais a desempenhar funções nos
berçários.
No âmbito do projeto de investigação "Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé", 90 profissionais de educação responderam, entre Setembro de 2013 e Março de 2014, ao Questionário sobre características estruturais - Berçário (ECCE Study Group, 1997, adaptação de Barros, Pessanha, Pinto, & Cadima, 2013) e ao Questionário sobre práticas de transição dos bebés para a creche (Peixoto, Pinto, & Barros, 2013). Pese embora alguns constrangimentos à implementação de determinadas práticas, os resultados ilustram a preocupação dos profissionais com a adaptação dos bebés e das suas famílias ao contexto de creche, na medida em que estes relatam a implementação de um conjunto diverso de práticas de transição recomendadas na literatura.
Description
Keywords
Transição Família Creche Bebés Práticas adequadas ao desenvolvimento
Citation
Peixoto, C., Coelho, V., Pinto, A. I., Cadima, J., Barros, S., & Pessanha, M. (2014). Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais. Sensos-e, 1(2). http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=6599