Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A transição universidade-mercado de trabalho dos alunos de contabilidade e administração: análise comparativa entre ISCAP (Portugal) e UTFPR (Brasil)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MA_MATHEUS QUEDNAU_2019.pdf1.15 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação pretende dar o seu contributo para a melhoria do processo de transição dos alunos dos cursos superiores de Contabilidade e Administração, em Portugal e no Brasil, nomeadamente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A percepção que estes alunos têm a respeito do atual mercado de trabalho, nomeadamente sobre quais são as principais dificuldades para a sua inserção no mercado de trabalho, e os aspectos em que as instituições podem apoiar nessa transição. A construção do perfil dos alunos (gênero, faixa etária, se possuem emprego e em qual área do seu curso pretendem trabalhar) foi fundamental para melhor entender as principais disparidades entre os alunos das duas instituições em análise. A problematização desta investigação busca responder às seguintes questões: quais fatores interferem na transição dos alunos de contabilidade e administração para o mercado de trabalho? E como é que a universidade encara a problemática da empregabilidade e a dirime nos currículos dos cursos de contabilidade e administração? A pesquisa bibliográfica e a análise quantitativa do questionário aplicado aos referidos alunos foram as principais metodologias seguidas para encontrar resposta ao problema em estudo. No decorrer do estudo verificou-se que o perfil dos alunos se centra na faixa etária entre os 21 e os 25 anos, sendo que o gênero feminino é dominante no ISCAP enquanto que na UTFPR nota-se um equilíbrio entre gêneros. No ISCAP, uma população de 87% de alunos encontra-se sem emprego enquanto que na UTFPR 56% já possuem vínculo empregatício. A asserção que, na visão dos alunos, mais dificulta a transição para o mercado de trabalho é a falta de experiências práticas relacionadas à profissão e para sanar essa dificuldade os alunos consideram que a instituição deveria firmar parcerias com empresas locais para estágio.
The present research intends to contribute to the improvement of the transition process of the students of higher education in Accounting and Administration, in Portugal and in Brazil, namely in the Superior Institute of Accounting and Administration of Porto and in the Technological Federal University of Paraná. The perception these students have concerning the present market work, in particular on what are the main difficulties for their insertion in the labor market, and which are the aspects in which the teaching institutions may help in that transition. The construction of the student’s profile (gender, age, if they have a job and in which area of his course he intends to work) was fundamental to better understand the main disparities between the students of the two institutions under analysis. The questioning of this investigation seeks to answer the following questions: which factors interfere in the transition of the students of accounting and administration to the job market? And how does the university address the issue of employability and address the curricula of accounting and administration courses? The bibliographical research and the quantitative analysis of the questionnaire applied to these students were the main methodologies followed to find an answer to the problem under study. In the course of the study it was noticed that the profile of the students is in the age group between 21 and 25 years, being the female gender dominant in ISCAP while in UTFPR a balance between genders is observed. In ISCAP, a population of 87% of students are unemployed while in UTFPR 56% already have a professional bond. The assertion that, in the students' view, makes more difficult the transition to the labor market is the lack of practical experience related to the profession and to remedy this difficulty students consider that the institution should establish partnerships with local companies for internships.

Description

Keywords

Mercado de trabalho Decisão de carreira Sucesso na tansição Universidade-Mercado de Trabalho Satisfação de escolha profissional Job market Professional choice satisfaction Career decision Success in the university-labor market transition

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License