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- A transição universidade-mercado de trabalho dos alunos de contabilidade e administração: análise comparativa entre ISCAP (Portugal) e UTFPR (Brasil)Publication . Quednau, Matheus Kruger; Dias, Alcina Augusta de Sena PortugalA presente investigação pretende dar o seu contributo para a melhoria do processo de transição dos alunos dos cursos superiores de Contabilidade e Administração, em Portugal e no Brasil, nomeadamente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A percepção que estes alunos têm a respeito do atual mercado de trabalho, nomeadamente sobre quais são as principais dificuldades para a sua inserção no mercado de trabalho, e os aspectos em que as instituições podem apoiar nessa transição. A construção do perfil dos alunos (gênero, faixa etária, se possuem emprego e em qual área do seu curso pretendem trabalhar) foi fundamental para melhor entender as principais disparidades entre os alunos das duas instituições em análise. A problematização desta investigação busca responder às seguintes questões: quais fatores interferem na transição dos alunos de contabilidade e administração para o mercado de trabalho? E como é que a universidade encara a problemática da empregabilidade e a dirime nos currículos dos cursos de contabilidade e administração? A pesquisa bibliográfica e a análise quantitativa do questionário aplicado aos referidos alunos foram as principais metodologias seguidas para encontrar resposta ao problema em estudo. No decorrer do estudo verificou-se que o perfil dos alunos se centra na faixa etária entre os 21 e os 25 anos, sendo que o gênero feminino é dominante no ISCAP enquanto que na UTFPR nota-se um equilíbrio entre gêneros. No ISCAP, uma população de 87% de alunos encontra-se sem emprego enquanto que na UTFPR 56% já possuem vínculo empregatício. A asserção que, na visão dos alunos, mais dificulta a transição para o mercado de trabalho é a falta de experiências práticas relacionadas à profissão e para sanar essa dificuldade os alunos consideram que a instituição deveria firmar parcerias com empresas locais para estágio.