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Avaliação e percepção do conforto térmico em bibliotecas do ensino superior

dc.contributor.authorRodrigues, Matilde
dc.contributor.authorLeão, Celina P.
dc.contributor.authorBarroso, Mónica P.
dc.date.accessioned2024-12-12T12:18:03Z
dc.date.available2024-12-12T12:18:03Z
dc.date.issued2010-02
dc.description.abstractAs bibliotecas são consideradas um recurso imprescindível ao sucesso no ensino superior, sendo a sua concepção com base em critérios ergonómicos fundamental para potenciar o desempenho dos seus utilizadores. A falta de informações sobre as condições das bibliotecas do ensino superior em Portugal foi uma das razões para a realização do presente estudo. O objectivo principal foi o de caracterizar as condições de trabalho e conforto nestes locais através de uma abordagem objectiva e subjectiva. Neste artigo estão retratados apenas os aspectos referentes ao ambiente térmico, devido à sua importância quer para o conforto dos utilizadores, quer para a conservação dos livros. Foram estudadas duas bibliotecas da Universidade do Minho em três épocas do ano distintas de forma a incluir dias amenos, frios e quentes. Em cada estação do ano analisada, foram realizadas amostragens de campo ao longo de 4 dias. A análise objectiva teve por base a aplicação de uma check-list e a medição dos parâmetros físicos do ambiente térmico. Para a abordagem subjectiva, foi desenvolvido e aplicado um questionário de caracterização das Condições de Trabalho e Conforto em Bibliotecas de ensino superior (CTCB). Foram identificadas temperaturas inadequadas nas duas bibliotecas, nomeadamente no Verão, e níveis de humidade relativa inapropriados em BGUM, no entanto, os índices PPDPMV determinados através da abordagem objectiva, levam a considerar estes ambientes como adequados. No que concerne à percepção do ambiente térmico, esta ocorre de forma distinta de acordo com a estação do ano, existindo uma clara preferência por ambientes mais quentes no Inverno e mais frescos no Verão. Temperaturas entre os 21 e 23ºC são as mais aceitáveis na Primavera e no Inverno. No que respeita à velocidade do ar, quando a temperatura se apresenta reduzida, movimentações de ar consideradas baixas são passíveis de causar desconforto. Em termos gerais, o ambiente térmico nos espaços de leitura estudados não se apresenta apropriado às necessidades de conforto e de conservação dos livros.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, M., Leão, C. P., & Barroso, M. P. (2010). Avaliação e percepção do conforto térmico em bibliotecas do ensino superior. Occupational Safety and Hygiene – SHO 2010, 1, 457–461.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-99504-6-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26793
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPortuguese Society of Occupational Safety and Hygiene (SPOSHO)pt_PT
dc.subjectBibliotecapt_PT
dc.subjectConforto térmicopt_PT
dc.subjectAnálise objectivapt_PT
dc.subjectAnálise subjectivapt_PT
dc.titleAvaliação e percepção do conforto térmico em bibliotecas do ensino superiorpt_PT
dc.title.alternativeEvaluation and perception of thermal comfort in higher education librariespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGuimarãespt_PT
oaire.citation.endPage461pt_PT
oaire.citation.issuept_PT
oaire.citation.startPage457pt_PT
oaire.citation.titleOccupational Safety and Hygiene – SHO 2010pt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMatilde
person.identifier.ciencia-id5110-3A70-C3F3
person.identifier.orcid0000-0001-6175-6934
person.identifier.ridN-7022-2015
person.identifier.scopus-author-id55485977900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication8ddb200d-027c-40ca-8ca4-7e3a5981bcb1
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