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Avaliação e percepção do conforto térmico em bibliotecas do ensino superior
dc.contributor.author | Rodrigues, Matilde | |
dc.contributor.author | Leão, Celina P. | |
dc.contributor.author | Barroso, Mónica P. | |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T12:18:03Z | |
dc.date.available | 2024-12-12T12:18:03Z | |
dc.date.issued | 2010-02 | |
dc.description.abstract | As bibliotecas são consideradas um recurso imprescindível ao sucesso no ensino superior, sendo a sua concepção com base em critérios ergonómicos fundamental para potenciar o desempenho dos seus utilizadores. A falta de informações sobre as condições das bibliotecas do ensino superior em Portugal foi uma das razões para a realização do presente estudo. O objectivo principal foi o de caracterizar as condições de trabalho e conforto nestes locais através de uma abordagem objectiva e subjectiva. Neste artigo estão retratados apenas os aspectos referentes ao ambiente térmico, devido à sua importância quer para o conforto dos utilizadores, quer para a conservação dos livros. Foram estudadas duas bibliotecas da Universidade do Minho em três épocas do ano distintas de forma a incluir dias amenos, frios e quentes. Em cada estação do ano analisada, foram realizadas amostragens de campo ao longo de 4 dias. A análise objectiva teve por base a aplicação de uma check-list e a medição dos parâmetros físicos do ambiente térmico. Para a abordagem subjectiva, foi desenvolvido e aplicado um questionário de caracterização das Condições de Trabalho e Conforto em Bibliotecas de ensino superior (CTCB). Foram identificadas temperaturas inadequadas nas duas bibliotecas, nomeadamente no Verão, e níveis de humidade relativa inapropriados em BGUM, no entanto, os índices PPDPMV determinados através da abordagem objectiva, levam a considerar estes ambientes como adequados. No que concerne à percepção do ambiente térmico, esta ocorre de forma distinta de acordo com a estação do ano, existindo uma clara preferência por ambientes mais quentes no Inverno e mais frescos no Verão. Temperaturas entre os 21 e 23ºC são as mais aceitáveis na Primavera e no Inverno. No que respeita à velocidade do ar, quando a temperatura se apresenta reduzida, movimentações de ar consideradas baixas são passíveis de causar desconforto. Em termos gerais, o ambiente térmico nos espaços de leitura estudados não se apresenta apropriado às necessidades de conforto e de conservação dos livros. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rodrigues, M., Leão, C. P., & Barroso, M. P. (2010). Avaliação e percepção do conforto térmico em bibliotecas do ensino superior. Occupational Safety and Hygiene – SHO 2010, 1, 457–461. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-99504-6-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26793 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Portuguese Society of Occupational Safety and Hygiene (SPOSHO) | pt_PT |
dc.subject | Biblioteca | pt_PT |
dc.subject | Conforto térmico | pt_PT |
dc.subject | Análise objectiva | pt_PT |
dc.subject | Análise subjectiva | pt_PT |
dc.title | Avaliação e percepção do conforto térmico em bibliotecas do ensino superior | pt_PT |
dc.title.alternative | Evaluation and perception of thermal comfort in higher education libraries | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Guimarães | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 461 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1ª | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 457 | pt_PT |
oaire.citation.title | Occupational Safety and Hygiene – SHO 2010 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Rodrigues | |
person.givenName | Matilde | |
person.identifier.ciencia-id | 5110-3A70-C3F3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6175-6934 | |
person.identifier.rid | N-7022-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 55485977900 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 8ddb200d-027c-40ca-8ca4-7e3a5981bcb1 | |
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